Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis têm programação especial no Mês da Consciência Negra

Publicado em 16/11/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Samantha Sant'Ana

Foto: Samantha Sant'Ana

Desde o dia 13 de novembro a prefeitura de Florianópolis realiza o Mês da Consciência Negra, que segue até 3 de dezembro. Assim como em várias cidades brasileiras, serão realizadas diversas atividades que têm por objetivo preservar e valorizar a cultura afro-brasileira, celebrar as diferenças e o respeito a elas, e afastar toda forma discriminação e desigualdade.

Para atingir estes objetivos e fazer com que os mesmos se tornem efetivos durante todos os demais meses do ano, Florianópolis terá uma extensa programação. Estão previstas apresentações musicais, roda de capoeira, encontro de fuxiqueiras, exposição com homenagens aos negros, mostras de filmes, seminários, atos de resistência, entre outros. A programação completa segue anexa.

O mês da Consciência Negra surgiu para não deixar morrer a história de muitos que não tiveram direito de ter direito, que encontraram a morte para que outros pudessem viver, que foram símbolo na prisão para que a liberdade um dia viesse a existir.

Foi assim com Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695, personalidade que dá mais sentido à luta e resistência contra o preconceito e o racismo. A data da morte de Zumbi dos Palmares tornou-se o Dia Nacional da Consciência Negra.

Para Fábio Garcia, um dos organizadores do evento, a programação não se esgota nos meses de novembro e dezembro, nem se limita a ações pontuais de curta duração. "Devemos pensar ações de curto, médio e longo prazo com o intuito de implementar as políticas públicas do Município em prol da comunidade negra".

A programação do Mês da Consciência Negra é uma realização da prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes. Tem apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros, Bloco Africatarina, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Coordenadoria de Políticas Públicas pela Igualdade Racial, Companhia do Fuxico, Fórum Setorial de Cultura Negra, Fórum Capoeira da Grande Florianópolis, Gata Crioulla, Grupo Toque de Melanina, Instituto Wilma Garcia, Rádio Guettude e União de Negros pela Igualdade.

Confira a programação abaixo:

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários