Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Biblioteca Pública de Santa Catarina ganha hemeroteca digital

Publicado em 25/11/2013 Editoria: Educação Comente!


Foto: Márcio Henrique Martins/FCC

Foto: Márcio Henrique Martins/FCC

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Biblioteca Pública de Santa Catarina, anuncia a digitalização de todo o acervo documental de periódicos - em especial jornais editados e publicados em Santa Catarina. A Hemeroteca é fruto da parceria da FCC e Instituto de Documentação e Investigação em Ciência da Udesc.

A Biblioteca possui atualmente 1,2 mil títulos entre documentos já microfilmados (mais ou menos 300) e documentos físicos. Os microfilmados, inclusive, já estão digitalizados. O periódico mais antigo é datado de 1832. Na parceria, a Udesc participa com o equipamento e a Biblioteca (Estado) com equipe técnica.

Acervo bibliográfico

Todo o acervo bibliográfico da Biblioteca Pública de Santa Catarina estará disponível para consulta a partir da zero hora de segunda-feira, 25, em www.fcc.sc.gov.br/bibliotecapublica.

Os usuários cadastrados para empréstimo precisarão se deslocar até o setor administrativo da Biblioteca para fazer a senha de acesso. Com ela, fará reservas, renovações e consultará histórico pessoal. Novos usuários também precisam se cadastrar. Basta levar documento pessoal (CPF e Identidade) e foto 3x4. Até o dia 31 de janeiro de 2014, os leitores que não fizeram o recadastramento terão seu cadastro cancelado.

A administradora da Biblioteca, Patrícia Firmino, informa ainda que de 2 de dezembro de 2013 a 2 de março de 2014 ficará suspenso o recebimento de doações livros e outros materiais para o acervo, exceto as doações diretas de editoras e escritores. O objetivo é a reorganização de todo o acervo biográfico. Para facilitar a vida dos inadimplentes, a administração do espaço também está lançando o mês do desconto, de 1º a 20 de dezembro de 2013: “Devolva a obra e ganhe 50% de desconto na dívida”, anuncia.

Espaço cultural mais antigo
A Biblioteca Pública de Santa Catarina foi criada em 1854, quando o então presidente da província, João José Coutinho, sancionou a Lei nº 373, em 31 de maio, mas somente em 9 de Janeiro de 1855 é que foi oficialmente inaugurada.Com base na sua data de criação, é possível supor que seja uma das bibliotecas mais antigas do Brasil.

Operando no prédio atual desde 1979, a biblioteca conta, atualmente, com um acervo formado por títulos de diversas áreas do conhecimento, em suportes variados, além de uma coleção de periódicos e uma de obras raras. Sua missão consiste em manter, conservar e disponibilizar parte da memória cultural do Estado para a população catarinense e promover o hábito da leitura junto a ela.

Desde 1999, funciona como Depósito Legal através da Lei nº 11.074, de 11 de janeiro, que sacramenta a obrigatoriedade de editoras e escritores catarinenses de doar um exemplar de cada obra impressa para o seu acervo.

Está localizada na área central da capital catarinense, na Rua Tenente Silveira, 343. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h15min, e aos sábados das 8h às 11h45min.

 

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários