Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mini Olimpíada IDES 2017 encerra com espírito de solidariedade e cidadania

Publicado em 13/11/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 1ª Mini Olimpíada IDES 2017 encerrou no último sábado (11), na sede do Núcleo Arte Educação da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), na Agronômica. Cerca de 300 crianças e jovens da IDES, bem como de projetos sociais do Maciço Morro da Cruz e região receberam medalha de participação.

O evento iniciou no dia 7 de novembro e teve como objetivo inaugurar a quadra poliesportiva do NAE, que poderá ser utilizada pela comunidade do entorno e incentivar o público a praticar esportes como forma de incentivar a atividade física e integração social por meio do esporte. A 1ª Mini Olimpíada foi uma iniciativa da IDES, financiada pelo Programa Criança Esperança, concebido e organizado pela Unesco e pela Rede Globo de Televisão.

Segundo a coordenadora do NAE, Luciana Nunes, o evento trouxe uma injeção de ânimo não só para os projetos da Irmandade, mas também para outros projetos sociais que participaram desta iniciativa. "A Mini Olimpíada ampliou nossa perspectiva de trabalho, tanto que estamos firmando novas parcerias para realizar oficinas esportivas e outros encontros para continuar essa interação com projetos sociais de outras organizações e com a comunidade", ressalta.

Para o educador social da organização Casa da Criança que atende 110 crianças e adolescentes no Morro da Penitenciária, Tatiano Lopes, todos que participaram da Mini Olimpíada saíram campeões. "Nossas crianças jogaram vôlei, basquete e tênis de mesa, sinto que esse encontro trouxe uma grande oportunidade deles praticarem a cooperação entre eles, muito além de disputar os jogos", afirma o educador.

Todos foram medalhistas

Os jogos da 1ª Mini Olimpíada IDES aconteceram sob a coordenação do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da UDESC que acompanhou e organizou diferentes modalidades como basquetebol, futsal, voleibol, tênis de mesa e xadrez. De acordo com o professor da disciplina de organização e administração de eventos escolares das UDESC, Diogo Cardoso, todos os participantes foram igualmente premiados. Para ele foi uma satisfação organizar toda parte técnica dos jogos junto com seus alunos. "O mais importante foi demonstrar aos participantes a importância de práticas saudáveis para formação de cidadãos conscientes", observa. 

Ao todo, participaram da organização dos jogos cerca de 40 estudantes de educação física que cursam a disciplina. "Me sinto realizada contribuindo neste evento esportivo. Percebi que a cooperação está em fazer um trabalho em equipe compreendendo as limitações do outro com empatia", reforça a estudante da Udesc Alana Macedo.

A cerimônia de encerramento foi ciceroneada pela comunicadora e jornalista Camille Reis que anunciou a entrega das medalhas para as crianças e adolescentes. Participaram do evento as organizações Aebas, Fucas, Casa da Criança, CCFV Agronômica, CCFV Itacorubi e IDES. Apresentações de dança e de música dos alunos do NAE finalizaram a Mini Olimpíada em grande estilo. Para a aluna de música Gracielle Luiz, de 16 anos, foi o evento mais diferente que ela já participou. "Eu joguei vôlei durante a semana, mas o que mais gostei foi de participar de todos os ensaios e da apresentação de música que encerrou os jogos", conclui. 

A equipe do Núcleo Arte Educação programa a utilização da quadra poliesportiva pela comunidade do entorno da Casa do Governador, na Agronômica. 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários