Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Secretaria Municipal de Educação realiza evento de encerramento da campanha Outubro Rosa

Publicado em 06/11/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


Nesta quinta-feira (9), ocorre o encerramento da campanha Outubro Rosa da Secretaria Municipal de Educação (SME). A coordenação é da Diretoria de Gestão Escolar, por intermédio da Gerência de Gestão Ocupacional e Avaliação de Desempenho. O evento terá início às 13h30, no Centro de Educação Continuada da SME, localizado na Rua Ferreira Lima, n° 82.

A enfermeira Sônia Silva, da empresa SC Saúde, conversará com as servidoras sobre as alterações hormonais durante a vida da mulher. O objetivo é esclarecer dúvidas e falar de prevenção. Gisele Toledo e Irani Bueno, profissionais da área de educação da rede municipal de ensino de Florianópolis que tiveram câncer de mama, falarão sobre suas histórias e experiências.

Será realizada a entrega das doações arrecadadas durante todo o mês nas unidades educativas e outros polos da Secretaria de Educação ao SC Saúde, que por sua vez repassará à Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC). Foram arrecadados lenços, chapéus e cabelos.

O câncer de mama atinge cerca mais de dois milhões de mulheres no Brasil a cada ano.  A melhor forma de prevenção é conhecer o próprio corpo e seu funcionamento biológico.

Por trás da dor

Era 2 de maio de 2011. Aos 33 anos de idade, Gisele Toledo tinha um bebê de apenas seis meses de vida. Foi ao médico e recebeu uma triste notícia: estava com câncer de mama no seio esquerdo.

Com garra, apoio médico, de amigos e familiares, a professora de educação infantil da rede pública de Florianópolis venceu doença. E ainda mais: depois de passar pela remoção completa de mama, quimioterapia e radioterapia, engravidou uma segunda vez. Hoje, Wagner Filho tem 7 anos e Giovanna, 4 anos.

Gisele irá compartilhar sua história de luta e superação no fechamento da campanha Outubro Rosa. “Conto um pouco desses acontecimentos fortes em minha vida, na palestra: ‘por trás da dor, uma experiência vivida’”.

Gisele e os filhos

Levar um pouco de alegria

A administradora escolar Irani Bueno Rechhia também teve câncer de mama em 2012. É administradora escolar na Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, no bairro Ingleses.

A princípio era apenas um nódulo, mas na ressonância foram detectados quatro: três na mama direita e um na esquerda. Além dos outros procedimentos, ela fez quatro reconstruções mamárias.

Irani encarou a doença e o tratamento, decidiu realizar trabalhos voluntários no Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) e na Sociedade Espírita de Recuperação Trabalho e Educação (Serte).

Aluna do curso de violão oferecido no Serviço Social do Comércio (Sesc), ela já tem uma apresentação marcada no Centro de Educação Continuada. “Minha intenção é tocar para crianças em hospitais, asilos e qualquer lugar que possamos levar um pouco de alegria”.

Irani (de branco) no Asilo Irmão Joaquim

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários