Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Computador de bolso ensina programação a estudantes da rede pública

Publicado em 01/11/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


Fotos: Divulgação PMF

Fotos: Divulgação PMF

Chegou à rede municipal de ensino da prefeitura de Florianópolis o computador de bolso criado para ensinar programação.  O equipamento está sendo utilizado na Escola Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses, e em breve será também realidade na Virgílio Várzea, em Canasvieiras.

A plataforma entrou no Brasil graças a uma parceria entre a Micro:bit Foundation, entidade sem fins lucrativos, com sede na Inglaterra, e a Positivo Tecnologia. O pequeno computador microbit desperta o interesse pela invenção e empreendedorismo.

Em Florianópolis, o uso da miniplaca programável é acompanhado pela Fundação Certi-Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras.

Os recursos são suficientes para a montagem de um dispositivo para regar plantas até a construção de um robô.

Na Escola Herondina Medeiros Zeferino, o projeto com as placas contempla os estudantes dos oitavos anos do período matutino. A atividade acontece nas aulas de matemática com a professora Marijane da Silva e a professora de geografia Aline Bittencourt, que aliam conteúdos curriculares com o ensino de programação por meio da plataforma. Essas aulas têm como local a sala informatizada, coordenada peal professora de tecnologia educacional Giselle Medeiros, que colabora no planejamento da iniciativa.

O processo de aprendizagem de programação ocorre ao mesmo tempo em que as crianças aprendem a montar equações, por exemplo. Em geografia, a placa auxilia para ser trabalhado o relevo e o clima da África, lembra a professora Aline.

Elementos da placa

Dimensão: 4 cm x 5 cm

 Processador ARM de 32 bits

 Porta micro USB

 Bluetooth

 Acelerômetro (instrumento para medir aceleração ou para detectar e medir vibrações)

 Bússola

 Cinco conexões entrada/saída

 Dois botões programáveis

 25 LEDs 

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários