Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Profissionais de saúde participam de curso sobre saúde mental em Itajaí

Publicado em 27/10/2017 Editoria: Itajai Comente!


Profissionais de saúde participam de curso sobre saúde mental / Foto: Maikeli Alves

Profissionais de saúde participam de curso sobre saúde mental / Foto: Maikeli Alves

Profissionais de saúde do município estão recebendo uma capacitação sobre Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para aprimorar o trabalho diário nas unidades de saúde. O Projeto Itinerários do Saber é ministrado pela Escola Técnica do SUS (ETSUS) de Blumenau, em parceira com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz - Icict/Fiocruz/Ministério da Saúde. Cerca de 120 servidores serão formados até o fim de novembro no curso.

Em 2015, ocorreu a primeira edição do curso, que formou cerca de 300 agentes comunitários de saúde. Agora a capacitação foi ampliada para outros profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

“Esse curso proporcionou uma reflexão sobre a realidade da saúde mental no contexto da Estratégia Saúde da Família, o que possibilita um olhar diferenciado, voltado para um planejamento que permita acionar os mecanismos existentes nos territórios para promover a saúde dessa população, trabalhando questões como promoção de atividades educativas, lazer, socialização, entre outras”, afirma a enfermeira da ESF que participou da capacitação, Silvana Lampert.

A qualificação aplicada é dividida em três eixos. No primeiro, os profissionais conhecem seu território, as redes de atenção, os conceitos, políticas e as práticas de cuidado em saúde mental; no segundo, são explicadas as ferramentas para atuação dos profissionais na Atenção Básica; já o terceiro eixo aborda a Reforma Psiquiátrica, Redução de Danos e Integralidade do cuidado como diretrizes para intervenção em saúde mental e no uso de álcool, crack e outras drogas.

Conforme a tutora da capacitação, Estela Maris Ribeiro, o objetivo é empoderar os profissionais da Atenção Básica do município no cuidado com esses pacientes, trabalhando acolhimento, humanização, escuta qualificada, atendimento em rede, matriciamento e redução de danos. “Esse curso contribui na qualificação do atendimento das equipes dentro da perspectiva de redução de danos para álcool e outras drogas”, comenta Estela.

Ao todo, são 60 horas de atividades. Após as aulas, os profissionais ainda precisam desenvolver uma proposta de trabalho para aplicação em suas unidades de saúde.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itajaí

Comentários