Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

53ª edição dos Jasc começa com festa em Blumenau

Publicado em 21/11/2013 Editoria: Esporte Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Começou a grande festa do esporte catarinense.

O governador Raimundo Colombo e o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, deram a largada para a 53ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), em solenidade de abertura oficial do evento na noite desta quarta-feira, 20, no Estádio do Sesi, em Blumenau. A cerimônia contou a apresentação das delegações dos 81 municípios participantes e com o acendimento da pira olímpica, em um gesto que teve a participação de atletas e da comunidade.

“Os Jogos Abertos de Santa Catarina formam um evento de grande tradição no Estado, que há mais de meio século mobiliza e desenvolve nossos atletas. O esporte promove e integra a nossa juventude e quem assiste às competições sente-se motivado a também participar e passar a praticar esportes”, destacou o governador Colombo, que participou dos jogos abertos na década de 1970 como goleiro da equipe de futsal de Lages. 

Neste ano, os Jasc reunirão 4.730 atletas de 81 municípios de todas regiões de Santa Catarina. Eles disputarão 47 troféus em 26 modalidades. O evento é uma promoção do Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Blumenau. A entrada em qualquer praça esportiva dos Jasc é gratuita. As competições seguem até o próximo dia 30.

O presidente da Fesporte, Erivaldo Nunes Caetano Junior, o Vadinho, destacou a importância do investimento do Governo do Estado no evento, lembrando que o apoio na formação dos atletas é essencial para que novas gerações de esportistas catarinenses ganhem destaque em competições nacionais e internacionais.

A solenidade de abertura dos Jasc foi comandada pelos apresentadores Mylena Ciribelli e Mário Motta. A primeira delegação a desfilar foi a de Brusque, cidade onde foi realizada a primeira edição dos Jasc, e a última foi a de Blumenau, município que tem mais títulos dos Jasc (são 39 conquistas) e que sedia as competições deste ano. Como surpresa para o público, a delegação blumenauense realizou um flash mob ao som da música “A vida é um jogo aberto”, composta pelo músico e ex-atleta Linno Vieira. Atrações típicas da Oktoberfest, como carros alegóricos e clubes de dança, também entraram em cena, garantindo uma versão bem blumenauense para a cerimônia.

Atletas e a própria comunidade também participaram do ato de acendimento da pira olímpica. Duas tochas percorreram as arquibancadas, sendo carregadas por atletas e por convidados da plateia.

Elas foram conduzidas até o governador Raimundo Colombo e o prefeito Napoleão Bernardes e transformadas em uma só. Foi então transportada pelo atleta blumenauense Ricardo Probst, jogador de basquete profissional que neste ano fará uma participação especial competindo nos Jasc, e entregue para a ginasta Ana Caroline de Lima, que com apenas 12 anos representa os novos talentos do esporte catarinense. Ana, então, acendeu a pira olímpica.

Representando todos os competidores, o remador blumenauense Roque Zimmermann fez o juramento dos atletas. Em seguida, o governador Colombo anunciou o início oficial dos Jasc, ato comemorado com uma queima de fogos. 

 

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários