Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Procon da Capital começa a monitorar preços para Black Friday

Publicado em 09/10/2017 Editoria: Cotidiano Comente!


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para tentar coibir as fraudes da Black Friday, o Procon de Florianópolis começa, na próxima semana, a monitorar os preços para conferir se as ofertas anunciadas serão realmente cumpridas. Uma lista de produtos foi preparada e terá seus preços registrados e comparados com os divulgados durante a liquidação.

De acordo com o superintendente do órgão, Marcel Vieira, a ideia é evitar as famosas promoções de “metade do dobro”, quando as lojas elevam o valor dos produtos para depois colocá-lo em oferta. Este tipo de situação fere o Código de Defesa do Consumidor por se tratar de propaganda enganosa, além de não cumprimento da oferta e aumento de preços sem justificativa.

“As lojas que forem flagradas cometendo alguma destas infrações serão autuadas, tendo até 10 dias para apresentar recurso”, explicou o diretor do Procon Municipal, Fábio Gongora.

Dicas do Procon para aproveitar a Black Friday:

Faça uma lista dos produtos que você quer e estipule um limite para gastar.

Acompanhe os preços dos produtos/serviços que deseja adquirir, anote preços e guarde as informações da sua pesquisa (telas, folhetos), incluindo site e data da pesquisa.

Verifique se o site é brasileiro. Compras de sites internacionais estão sujeitas a outros custos e as regras do Código de Defesa do Consumidor não se aplicam se o site não tiver representantes no Brasil.

É importante verificar a reputação do fornecedor.

O consumidor tem 7 dias a partir da compra/entrega para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta, se a compra for feita de forma não presencial, por internet ou telefone, por exemplo.

Verifique antecipadamente a política de troca da empresa.

Cuidado ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais. Consulte sempre a página oficial da loja.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários