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Nova etapa da reforma da ponte Hercílio Luz deve começar nesta sexta-feira

Publicado em 05/10/2017 Editoria: Geral Comente!


Foto: Jaime Cavalheiro - Secom SC

Foto: Jaime Cavalheiro - Secom SC

Nesta sexta-feira (6), a partir das 10h, no canteiro da cabeceira insular da ponte, uma reunião liderada pelo Deinfra vai definir se poderá ser iniciada ainda nesta sexta a próxima etapa da transferência de carga da Ponte Hercílio Luz, procedimento previsto para as 22h, mas que depende das condições do tempo. A data pode ser alterada em caso de previsão de chuvas ou ventos fortes (acima de 40km/h). O encontro contará com a presença de equipes técnicas de diferentes órgãos estaduais e municipais que trabalharam no plano de contingenciamento que será colocado em prática durante a operação. 

Andamento

O governador Raimundo Colombo e o presidente do Grupo Teixeira Duarte, Pedro Maria Teixeira Duarte, visitaram o canteiro de obras na manhã desta quinta-feira (5).“A obra está andando dentro do cronograma. Tudo está sendo feito com muita tecnologia e segurança, respeitando todas as necessidades técnicas”, avaliou o governador Colombo.

O presidente do Grupo Teixeira Duarte, Pedro Maria Teixeira Duarte, agradeceu a confiança do Governo do Estado e, ao tratar das próximas etapas da restauração, destacou a dimensão da obra. O diretor da empresa para o Brasil, João Pedro Lopes, lembrou que a ponte receberá duas mil toneladas de estrutura de metal nova, o que representa cerca de 40% da atual estrutura. Muitas das novas peças já foram compradas e estão em depósitos no canteiro de obras.

Também acompanharam a reunião desta quinta, o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini, o secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, e o engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallévy.

Transferência de carga

 A nova operação de transferência de carga da Ponte Hercílio Luz dá continuidade ao trabalho iniciado em fevereiro deste ano, quando foram transferidos inicialmente cerca de 20% da carga da ponte (com deslocamento de cerca de 10 centímetros) entre a noite do dia 11 e a madrugada do dia 12 de fevereiro. O procedimento é necessário para que o peso da obra original seja depositado gradativamente na estrutura provisória construída abaixo da ponte exclusivamente para a realização da restauração. Agora os 80% restantes serão transferidos ao longo de quatro novas operações, realizadas sempre à noite, para evitar influências térmicas.

A primeira delas está programada para esta sexta-feira (6), a depender das condições do tempo, e as outras três serão todas também no início de outubro, mas não necessariamente em dias consecutivos. A previsão é concluir tudo dentro de 15 dias. Em cada operação, ocorrerá um novo deslocamento de cerca de 10 centímetros da estrutura da ponte, até completar um total de 40 centímetros. Após cada novo deslocamento concluído, será realizado um completo trabalho de monitoramento antes de liberar a operação seguinte. Junto ao procedimento de fevereiro, o deslocamento completo após as quatro novas operações somará 50 centímetros.

Diferentemente do que ocorreu no procedimento realizado em fevereiro, agora não será mais necessário fechar o trânsito para veículos nas rodovias localizadas abaixo da ponte, nem providenciar o deslocamento de moradores da região. O que será proibida é a navegação abaixo do vão central, desde algumas horas antes de cada operação até a manhã do dia seguinte.

Próximos passos

Veja o vídeo divulgado pelo Governo do Estado sobre as próximas etapas da reforma.

Após concluídas as quatro novas operações de transferência de carga, a equipe da Teixeira Duarte, empresa responsável por este último ciclo de obras, fará o trabalho de desmontagem da atual estrutura, que vai abranger a remoção dos cabos pendurais e das barras de olhal e o abaixamento do tabuleiro do vão central, para então trabalhar na montagem da nova estrutura. A previsão é que a desmontagem das barras de olhal ocorra já em novembro, o que vai transformar o visual do cartão postal catarinense. Em seguida, serão realizados trabalhos intermediários e a montagem da nova estrutura, com conclusão da restauração prevista para o final de 2018.

A ponte

Em 2015, o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Diogo Ringenberg, protocolou junto à Corte de Contas, uma representação referente ao desperdício de recursos públicos ocorrido durante os mais de 30 anos em que a Ponte Hercílio Luz está interditada.

Segundo Ringenberg, nesse período foi gasto quase meio bilhão de reais em possíveis soluções. Também foram requeridas medidas cautelares para que o Estado notificasse os moradores que vivem nas imediações da ponte sobre o risco de desabamento e a formação de um plano emergencial de contingência que preveja procedimentos em caso de queda do monumento.

Em janeiro deste ano, o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) decidiu negar a cautelar que exigia a elaboração de plano de contingência para o enfrentamento de possível colapso na estrutura da Ponte Hercílio Luz. A decisão do TCE/SC levou em consideração esclarecimentos e documentos apresentados pela Secretaria de Estado da Defesa Civil.

O conselheiro, Adircélio de Moraes Ferreria Júnior, reconheceu que a Defesa Civil não elaborou um plano específico para a obra da ponte, mas valeu-se do Plano de Contingência do Município de Florianópolis, que tem o envolvimento de dirigentes e servidores de diversos órgãos municipais, estaduais, federais e da própria comunidade, além do acionamento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br) com informações da assessoria de comunicação do Governo de SC

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