Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis e outras cidades da região firmam parceria para desligamento do sinal analógico de TV

Publicado em 04/10/2017 Editoria: Cotidiano Comente!


A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, e as prefeituras de Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Paulo Lopes e São José firmaram parceria nessa terça-feira (3), para o treinamento de servidores municipais.

O objetivo é levar informação à população sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 31 de janeiro de 2018. Após essa data, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital em 5 cidades da região de Florianópolis.

"O nosso trabalho tem como objetivo fazer com que a informação sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV chegue à população, para que todos possam se preparar para receber o sinal digital e viver essa nova experiência com maior qualidade de som e imagem, semelhantes à de cinema, gratuitamente. Não vamos deixar ninguém para trás", afirma Cheila Zórtea, gerente regional da Seja Digital.

O evento contou com a presença de Antônio Carlos Martelletto, presidente da Seja Digital, Cheila Zórtea, gerente regional da Seja Digital, Marcello Petrelli, presidente da ACAERT, Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis, Ramon Wollinger, prefeito de Biguaçu, Camilo Martins, prefeito de Palhoça, Jucinei de Souza, vice-prefeito de Paulo Lopes e Rose Batucheski, secretária de assistência social de São José.

A parceria prevê a capacitação de servidores municipais para que atuem como multiplicadores do processo de migração do sinal de TV, levando informação e orientação sobre o que deve ser feito para que as TVs possam ter acesso ao sinal digital. Além disso, os servidores também orientarão as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec e Carteira do Idoso, entre outros) sobre o processo de distribuição de kits gratuitos a que têm direito. Mais de 40 mil kits gratuitos estão disponíveis para as cidades catarinenses que farão a migração do sinal.

Para saber se tem direito ao kit gratuito e agendar a retirada dos equipamentos em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital, a população deve ligar gratuitamente para o número 147 com NIS (Número de Identificação Social) em mãos ou acessar o portal sejadigital.com.br/kit.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários