Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Temporal com granizo causa estragos em municípios de Santa Catarina

Publicado em 02/10/2017 Editoria: Cotidiano Comente!


Foto: Defesa Civil/Divulgação

Foto: Defesa Civil/Divulgação

O mau tempo causou estragos em Santa Catarina, nesse domingo (1). Chuva, granizo e vendaval deixaram danos nos municípios de Chapecó, Dionísio Cerqueira, Concórdia, Itá, Seara, São Lourenço do Oeste, Campos Novos, Faxinal dos Guedes, Jardinópolis, Palmitos e Bom Retiro, conforme dados da Defesa Civil até as 8h desta segunda-feira (2).

O secretário-adjunto da Defesa Civil, tenente-coronel Fabiano de Souza, disse que o temporal que aconteceu é característico da primavera e que o principal fator da destruição, especialmente na região Oeste, não foi a chuva, mas a precipitação de granizo. "As equipes da Defesa Civil iniciaram os trabalhos ainda no domingo, com levantamentos dos danos e assistência humanitária com a distribuição de lonas. Os serviços continuam nesta segunda. Temos a informação que os municípios mais atingidos foram Chapecó e Dionísio Cerqueira”, afirmou.

Em Chapecó, por volta das 16h30, a chuva de granizo e os fortes ventos atingiram, principalmente, os bairros Grande Efapi, Jardim América, São Cristovão, Santo Antônio, Alvorada, Eldorado, Bela Vista, Saic, Presidente Médici e Centro. Dados preliminares da Defesa Civil mostram que 395 famílias foram atingidas no município, 15 árvores caíram e três empresas foram danificadas. Em Dionísio Cerqueira, ainda está sendo feito o levantamento dos danos.

Veja abaixo o vídeo publicado na página da Rádio Centro Oeste que mostra a chuva com granizo que caiu na região de Chapecó.

 

Em Jardinópolis, o mau tempo danificou 25 residências e um galpão caiu. Em São Lourenço do Oeste, ventos fortes e granizo deixaram estragos na Linha Santana do Bela Vista. Ainda foram verificados estragos em prédios públicos, escolas, igreja, ginásio e outras propriedades.

Ainda no Oeste, em Palmitos, um vendaval atingiu o barracão do parque de máquinas da prefeitura, causando destelhamento parcial. Em Concórdia, uma residência foi parcialmente danificada e, em Itá, houve estragos em uma casa, chiqueirões, aviários e galpões. Na SC-283, em Seara, o tráfego está em meia-pista por causa de um deslizamento de rochas.

Em Campos Novos, cinco residências tiveram danos e, em Faxinal do Guedes, dez casas foram prejudicadas pelos fortes ventos e pelo granizo. Em Bom Retiro, um poste quebrou com a força do vento, porém não houve destelhamentos. Outros municípios no estado também registraram chuva, ventos e granizo, porém sem danos.

O tenente-coronel Fabiano de Souza solicitou que a população acompanhe as orientações passadas pela Defesa Civil, como alertas e boletins informativos. Durante a ocorrência de qualquer desastre, a orientação é procurar um local seguro, não transitar em áreas abertas e acionar a Defesa Civil do município.

Radar do Oeste

O secretário-adjunto explica que o radar meteorológico instalado em Chapecó é o pontapé inicial para o processo de monitoramento e alerta, fundamental para antecipar a informação da ocorrência. Porém, é necessária a parceria de toda a comunidade e dos veículos de comunicação para a disseminação das informações.

“Além do radar, temos uma série de outras tarefas para aprimorar cada vez mais. Uma delas é a comunicação. A informação que o radar passa e a análise dos meteorologistas precisam chegar até a população. Para isso, pretendemos implantar o serviço de SMS na região até o final do ano, com a liberação da Anatel", disse.

O serviço de SMS é um projeto-piloto de Santa Catarina para envio de alerta via mensagem de celular. Com coordenação da Secretaria de Estado da Defesa Civil, o objetivo é informar a população sobre situações de desastres e emergências. Em um primeiro momento, foram selecionados 20 municípios para participarem do projeto-piloto. “Em Itapiranga, por exemplo, o serviço já está funcionando, e os moradores receberam as informações por meio de mensagens. Estamos buscando para melhorar este sistema. Apesar de tudo, o radar de Chapecó cumpriu com o esperado”, explicou Fabiano de Souza.

Recomendações da Defesa Civil

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés unidos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone e fique longe das janelas. O banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Alagamentos/inundações: Evite o contato com as águas e não dirija em lugares alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas perto de residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal pelo 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.

Recomenda-se o permanente acompanhamento dos boletins e informações através dos sites da Defesa Civil e Epagri/Ciram.

Celesc trabalha para recuperar energia no Oeste

Os ventos de aproximadamente 114km/h que atingiram as regiões Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste catarinense no domingo causaram destelhamento de centenas de casas e provocaram danos ao sistema elétrico da Celesc. O temporal, associado a descargas atmosféricas e granizo, provocou o desligamento de subestações e o rompimento de cabos.

No pico do problema, aproximadamente 60 mil unidades consumidoras ficaram sem luz. As cidades de Dionísio Cerqueira, Campo Erê, São Lourenço, Palmitos, Itapiranga, Xanxerê, Pinhalzinho, Quilombo e Concórdia foram as mais afetadas.

As equipes trabalharam desde a passagem da tempestade para a recuperação do sistema. Até as 10h desta segunda-feira, aproximadamente 50 equipes da Celesc e de empreiteiras estão nas regiões atingidas providenciando os reparos necessários. A previsão é que a maior parte das unidades consumidoras tenha o abastecimento normalizado até o final do dia desta segunda-feira.

O término dos trabalhos, se não houver novos eventos, está previsto para o final desta terça-feira (3). Em Chapecó, aproximadamente cinco mil unidades consumidoras estão sem energia. Já em São Miguel do Oeste, são pouco mais de duas mil unidades sem energia.

Contato com a Celesc

O cliente pode enviar um SMS para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ + o número da Unidade Consumidora, relatar a falta de energia pelo site ou ligar para o Call Center no telefone 0800 48 0196.

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários