Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Campanha do Outubro Rosa é lançada em Florianópolis

Publicado em 02/10/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


O câncer de mama ainda é o tipo de câncer que mais mata mulheres pelo mundo. Apesar da força das mobilizações que crescem a cada ano, e dos índices também estarem reduzindo a incidência, não são estatísticas para se comemorar.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que  sejam diagnosticados 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil  de 2016/2017 com um risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste (68,08/ 100 mil), Sul (74,30/ 100 mil), Centro--Oeste (55,87/ 100 mil) e Nordeste (38,74/ 100 mil). Na região Norte, é o segundo tumor mais incidente (22,26/ 100 mil).

O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 522 mil mortes estimadas por ano. É a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, atrás somente do câncer de pulmão, e a maior causa de morte por câncer nos países em desenvolvimento.

Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. “A Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), juntamente com seus patrocinadores e apoiadores realizam o movimento Outubro Rosa 2017, para alertar e sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce, seu tratamento com qualidade e no tempo certo buscando reduzir a mortalidade por câncer de mama. É motivo de orgulho para a AMUCC conduzir um evento desta natureza, endereçado a toda sociedade e que tem como sujeito principal as  mulheres portadoras de câncer”, destaca Jurema Santos, coordenadora do Movimento Outubro Rosa em Florianópolis e diretora da AMUCC.

Dentro das ações do Outubro Rosa, destaca-se que ao longo dos últimos sete anos, no mutirão de reconstrução mamária, foram realizadas 47 cirurgias. “A AMUCC proporciona um espaço importante para informar, discutir e definir estratégias para o controle do câncer. A falta de informação e de investimento na detecção precoce são os principais obstáculos para a redução da mortalidade pela doença. Apesar das campanhas e dos esforços internacionais a Organização Mundial da Saúde   estima que para 2020 uma a cada três pessoas desenvolva algum tipo de câncer. Em 2012 o número era de 14 milhões e para 2030, 22 milhões de pessoas terão câncer, segundo dados da American Cancer Society”, completa Jurema.

A Associação Brasileira de Portadores de Câncer, realiza a campanha desde 2009 em Florianópolis e incentiva a realização do Movimento Outubro Rosa em todo o Estado de Santa Catarina. “O Outubro Rosa é um Movimento que visa fortalecer a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama por meio de campanhas de conscientização e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama”, destaca sinaliza Jurema Santos, coordenadora do Movimento Outubro Rosa. E completa: “por isso precisamos cada vez mais nos preocuparmos com essa questão e participarmos ativamente de todas as campanhas”.

Outubro Rosa e Novembro Azul, juntos numa mesma causa

O câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres no brasil. Contudo, se diagnosticado precocemente, tem cura  e o câncer de próstata é o segundo na causa de mortes de homens. “Por isso, preocupados com o câncer na mulher ou no homem, nesta edição do Outubro Rosa trazemos um coração azul em nossa camiseta fazendo alusão a campanha do câncer de próstata que não pode ser deixado de lado.

 O câncer assume proporções de endemia no mundo e por isso o câncer de modo geral precisa de nossa atenção, precisa de políticas públicas adequadas, precisa de recursos, precisa de informação. Dessa forma, pela primeira vez colorimos nossa camiseta e trazemos o lema “De mãos dadas pela vida”, que traz um coração em rosa e um em azul de mãos dadas fazendo alusão ao câncer de mama e ao câncer de próstata,  ambos graves problemas de saúde pública em nosso país e no mundo”, justifica a coordenadora da campanha Outubro Rosa.

A programação

O Movimento Outubro Rosa consiste em uma programação específica para o mês de outubro com atividades como: capacitação de agentes comunitários de saúde para divulgação da campanha, realização de palestras, mutirão de reconstrução de mama, mobilização popular em eventos de rua e apresentações culturais.

Confira a programação do Outubro Rosa no link: http://bit.ly/2x1NLw9.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários