Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto leva energia solar à escola

Publicado em 20/11/2013 Editoria: Meio Ambiente Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

 

O lançamento do projeto será nesta sexta-feira, 22/11, na escola Básica Estadual Roberto Schutz, em Rancho Queimado

O projeto Módulo Piloto REGSA - 1ª Escola Solar do Estado de Santa Catarina será lançado nesta sexta-feira (22/11), às 10 horas, na escola Básica Estadual Roberto Schutz, em Taquaras, Rancho Queimado. O módulo piloto do REGSA consiste na implantação de um projeto de Eficiência Energética e de Eletrificação, através de energia solar "Solarização". A escola Básica Estadual Roberto Schutz é a primeira do estado de Santa Catarina a gerar, através de energia limpa e renovável (solar), a eletricidade que consome.

Para o professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, diretor do Projeto REGSA, estão sendo propiciadas à comunidade melhores condições para o bom desempenho escolar, uma significativa melhoria da qualidade de vida de cerca de 150 crianças que frequentam a escola e a implementação de um projeto de Eficiência Energética e de Eletrificação através de energia solar, em um projeto com um significativo impacto em termos de desenvolvimento e de qualificação do espaço rural.

“A instalação das tecnologias usadas no módulo piloto representa um importante equipamento para ensino e pesquisa, que se materializa numa importante ação de extensão, contribuindo para o desenvolvimento regional de Rancho Queimado”, ressalta Baltazar

Tudo pronto para o lançamento

Uma visita técnica ao modulo piloto do projeto REGSA foi realizada na semana passada pelos professores José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, diretor do Projeto REGSA, da Unisul Business School, que leciona nas graduações em Administração e Relações Internacionais, e Norma Beatriz Camisão Schwinden, pesquisadora do REGSA das graduações em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, acompanhados pelos assistentes Issa Ibrahim Berchin, Alek William Suni e Hugo Fornerolli,

A visita iniciou com a reunião dos representantes do REGSA com a diretora e professoras da escola, tendo por base verificar os aperfeiçoamentos instalados na escola. O encontro na escola foi finalizado com uma conversa com cerca de 115 crianças, a fim de explicar as benfeitorias aplicadas, bem como apresentar o convite para a inauguração do modulo piloto.

Uma apresentação do projeto REGSA à Câmara Municipal de Rancho Queimado foi realizada aos vereadores e vice-prefeito da cidade, Isaac Diniz. O convite partiu do presidente da câmara de vereadores de Rancho Queimado, Adilson Knaul e da secretária municipal de Educação, Jamile Beatriz S. Beretta. Segundo o professor Baltazar, o projeto foi muito bem recebido e elogiado pelos vereadores. "É um grande prazer receber um projeto de âmbito internacional em nosso município. É um prazer ainda maior saber que uma escola tão querida está recebendo tamanho prestígio. É uma honra poder ter acompanhado este lindo projeto desde o início”, comenta a vereadora Salete Coelho Schutz.

O módulo piloto é desenvolvido pelo projeto REGSA Brasil, composto pelos professores da Unisul José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra (diretor do Projeto REGSA e professor das graduações em Administração e Relações Internacionais), Luciano Dutra (REGSA, coordenador da especialização em Arquitetura Sustentável e Bioclimática e professor da graduação em Arquitetura e Urbanismo), Norma Beatriz Camisão Schwinden (professora das graduações em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil) e Suely Ferraz de Andrade (professora da graduação em Arquitetura e Urbanismo).

O Consórcio REGSA (Promoting Renewable Electricity Generation in South America - Promoção da Geração de Eletricidade através de Fontes Renováveis na America Latina) é um projeto de pesquisa com fomento da União Europeia, integrado pelas Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, Universidade Católica da Bolívia, Universidade do Chile e pela Unisul.

Além da Unisul, participam também as Universidades de Ciências aplicadas de Hamburgo (HAW-Hamburgo), a Universidade Católica da Bolívia ‘San Pablo’ e a Universidade do Chile.

 

 

› FONTE: Imprensa Unisul

Comentários