Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Encontro nacional de artes marciais ocorre na Capital

Publicado em 28/09/2017 Editoria: Esporte Comente!


Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sediará, em 29 e 30 de setembro, o 4º Encontro Nacional de Artes Marciais e Esportes de Combate (Enamec), que reunirá treinadores, atletas, professores e alunos de graduação e pós-graduação. 

O encontro pretende debater ensino, formação e treinamento em artes marciais e esportes de combate por meio de palestras, mesas-redondas e conferências. É possível inscrever-se pela internet até 30 de setembro. Os valores podem ser conferidos na página oficial.

Parceria entre universidades públicas

Além da Udesc, o Enamec conta com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) como organizadora. "Trata-se de uma importante parceria entre duas grandes universidades do País e de um evento de reconhecimento nacional que trará pessoas de competência da área para discutir esses temas", avalia a professora da Udesc Cefid Alcyane Marinho.

A professora Daniele Detânico, que é da Ufsc e também faz parte da organização do Enamec, destaca que a programação terá os principais palestrantes da área de lutas do Brasil. "Foi graças a essa parceria que conseguimos o fomento para financiar o encontro e trazer os palestrantes", afirma Daniele. O evento foi contemplado por um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Programação

No primeiro dia da programação, os participantes poderão fazer minicursos sobre prescrição e avaliação em esportes de combate de percussão e mistos; treinamento intervalado de alta intensidade nos esportes de combate; prescrição e avaliação em esportes de combate de domínio; e ensino das lutas. A conferência de abertura será sobre a produção de conhecimento nas modalidades esportivas de combate, com o professor Emerson Franchini, da Universidade de São Paulo (USP).

Para o segundo dia, estão programadas duas mesas-redondas. A primeira, "Treinamento para atletas de judô paralímpico e parataekwondo", terá participação de Jaime Bragança, que integra o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Já a segunda abordará o tema "Respostas fisiológicas e neuromusculares de lutadores em situações competitivas e de treinamento", com o doutorando em Ciências do Movimento Humano e professor colaborador da Udesc Leonardo Andreato.

Atleta da seleção brasileira

O encerramento do encontro ficará com o atleta da seleção brasileira de karatê Douglas Brose, que apresentará o relato "Trajetória de um campeão no karatê". Morando atualmente em Florianópolis, o carateca conquistou o Pan-Americano em Curaçao, no Caribe, pela quarta vez consecutiva, em maio deste ano. No total, Brose já acumula dez medalhas de ouro na competição.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Udesc

Comentários