Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

(A)Gentes do Riso dão largada a nova edição do projeto no Hospital Infantil Joana de Gusmão

Publicado em 28/09/2017 Editoria: Saúde Comente!


Agente do Riso / Foto: Diogo Andrade

Agente do Riso / Foto: Diogo Andrade

Os efeitos positivos do riso na vida de qualquer pessoa são visíveis e confirmados empiricamente. E ainda: pesquisas apontam que uma boa gargalhada diminui a dor, favorece a circulação sanguínea e reduz o estresse. Outra boa notícia: rir é contagiante! E é para colocar luz sobre o que está bem, saudável, e provocar boas risadas que os (A)Gentes do Riso trabalham. Nesse mês, a junta médica mais atrapalhada de Santa Catarina (senão do país) deu largada na sétima edição que leva o riso para dentro do Hospital Infantil Joana de Gusmão, todas as segundas-feiras.

Um equipe de 15 palhaços se divide em plantões para, a cada visita/intervenção, fazer rir pelo menos 300 pessoas. Ao final das 40 intervenções programadas para acontecer até agosto de 2018, a previsão é de que o elixir do riso tenha chegado 12.000 vezes a quem mais precisa. Os (A)Gentes fazem atendimentos em todas as áreas do Hospital Infantil - referência no Estado em patologias de média e alta complexidade, com exceção dos setores cirúrgico e pós-cirúrgico.

Nesta edição, a orientação musical é de Déo Lembá e a orientação pedagógica é de Débora Matos. A coordenação geral é da Traço Cia. de Teatro.

O patrocínio do projeto é da Lei de Incentivo à Cultura de Florianópolis, com o apoio cultural do Laboratório Médico Santa Luzia, Hospital Baía Sul e Clínica Imagem.

Os (A)Gentes do Riso

A equipe que visita os pacientes, parentes de internados e funcionários do hospital é formada por especialistas em palhaçaria. São eles: Dr. Amanito Matutino (Khalid Prestes), Dr. Billy (Allan Ortega), Dr. Boró O Belo (Márcio Momesso), Dra. Esmeralda (Débora de Matos), Dra. Flor (Gabriela Leite), Dra. Gretta Panschetta (Greice Miotello), Dr. Jubi (Egon Seidler), Dra. Lynda Collapso (Rhaisa Muniz), Dra. Malagueta (Paula Bittencourt), Dr. Pacacoenco (Charles Augusto), Dr. Pamplino (Alex de Souza), Dra. Pituca da Rosa (Ana Paula Grigoli), Dra. Curalina (Drica Santos), Dra. Goiaba (Isabella Spigolon) e Dra. Xicoza (Lidiane Mandarina).

De 2011 a 2014, o projeto foi viabilizado por meio do patrocínio de empresas através das Leis de Mecenato. Em 2015, a verba que manteve a ação no Hospital Infantil veio através de financiamento coletivo. A partir de 2016, os (A)Gentes do Riso voltaram a ser patrocinados pela Lei de Incentivo à Cultura de Florianópolis.

Sobre a Traço

A Traço Cia. de Teatro completou, em 2017, 16 anos de trabalho. Em sua trajetória, a figura do Palhaço se revelou o principal recurso pedagógico de pesquisa, formação e criação. Assim, desenvolve uma linguagem própria, pautada no encontro entre atores e espectadores, na busca de estabelecer uma relação livre, direta e potencialmente transformadora. Esta característica e a parceria com a organização internacional Pallasos en Rebeldía mantém o experimento da linguagem  em diferentes territórios, como a rua, comunidades periféricas, hospitais, zonas de conflito e junto a povos originários. A Traço Cia. de Teatro resiste, acalmando a brasa do mundo, e luta para manter o brilho nos olhos, retomando e movendo os sonhos.

Você também pode apoiar essa iniciativa. Saiba como em http://agentesdoriso.blogspot.com.br/

As pesquisas

Menos dor

Pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra, apontou que rir diminui até 10% da dor, por conta da liberação de endorfina. O estudo foi escrito na publicação Proceedings of the Royal Society B.

Menos estresse

Estudo da Universidade de Loma Linda, da Califórnia, afirma que a risada reduz o estresse.

Mais circulação sanguínea

Pesquisas realizadas no Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, apontam que rir diminui a pressão sanguínea favorecendo as funções musculares do coração. Ou seja: protege o coração de infarto. 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários