Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

“O Auto da Compadecida” é recriado em peça de teatro no CIC

Publicado em 27/09/2017 Editoria: Entretenimento Comente!


Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O espetáculo é resultado da disciplina de Montagem Teatral do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Para a entrada, será cobrada apenas a entrega de 1kg de alimento não perecível que será doado para entidades beneficentes. A apresentação ocorrerá nesta sexta-feira (29), às 20h, no Centro Integrado de Cultura (CIC).

O clássico texto de Ariano Suassuna foi recriado sob a direção do professor Paulo Balardim, com assistência de direção do professor Vicente Concílio e preparação vocal professora Daiane Dordete, contando ainda com trilha sonora arranjada e orquestrada por integrantes da Orquestra Acadêmica Udesc com direção musical de João Titton.

A história

No Auto da Compadecida testemunhamos a história de João Grilo e Chicó, dois sertanejos pobres, que fazem de tudo para conseguir sobreviver a mais um dia no sertão, enganando e trapaceando quem estiver pela frente, após a chegada de cangaceiras na cidade os habitantes são mortos e a esperteza da dupla é confrontada com o julgamento do Diabo até a chegada da Compadecida.

Sobre a peça

O texto foi escrito por Ariano Suassuna em 1955, retratando o cenário nordestino e mesclando elementos da cultura local, como a literatura de cordel, a música, a dança, teatro e elementos circenses. Posterior ao Auto da Compadecida surge o Movimento Armorial (1970), também criado por Ariano Suassuna, com o objetivo de sintetizar elementos e figuras da cultura popular nordestina e obras clássicas da literatura.
O espetáculo se propõe a combinar esses dois elementos concretizando-os na cena através da cenografia, do figurino, da música e dos demais elementos.
 

Serviço

O quê? “Auto da Compadecida”

Quando: 29 de setembro às 20h

Onde: Teatro Ademir Rosa, Centro Integrado de Cultura – CIC - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis (SC)

Ingressos: 1 kg de alimento não perecível a ser entregue no dia. Ingressos antecipados podem ser retirados nos teatros da Fundação Catarinense de Cultura (Teatro Álvaro de Carvalho - TAC e Teatro Ademir Rosa - CIC).

Entidades beneficiadas: Casa São José, Casa da Criança do Morro da Penitenciária e Creche São Francisco de Assis.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários