Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cozinheira da rede municipal de ensino de Florianópolis recebe homenagem

Publicado em 25/09/2017 Editoria: Educação Comente!


Cozinheira Néia, como é conhecida por todos, e um aluno do NEI.

Cozinheira Néia, como é conhecida por todos, e um aluno do NEI.

Entrar  pela primeira vez  numa unidade educacional e por lá permanecer por 32 anos até a aposentadoria. Assim foi com Dulcinéia  Irene Garcez, cozinheira da rede municipal de ensino de Florianópolis que trabalhou durante todo esse tempo no mesmo local: o Núcleo de Educação Infantil (NEI) Canto da Lagoa.

Ela se despediu das crianças e professoras neste mês de setembro. Oficialmente, passou a fazer parte do quadro efetivo da prefeitura no dia 11 de  fevereiro de 1985.

Extremamente carinhosa, sempre ao final de cada refeição, a popular Néia ía em cada sala para colher a opinião da criançada. Se haviam gostado dos alimentos e se tinham alguma sugestão. Quem destaca a característica da cozinheira é Ana Lucia Tamutis.

A atual diretora da unidade declara que Neia é uma memória viva. "Quando alguém queria saber algo a respeito do NEI era a ela que todos recorriam".

Conforme as professoras Evelize da Costa e Ana Rohden,"todos do NEI Canto da Lagoa, sentiremos saudades suas, do seu profissionalismo, companheirismo, palavras sábias e do seu amor expresso nas comidas deliciosas que todos os dias despertavam nas crianças muito apetite. Estamos felizes por você, pois essa nova etapa em sua vida é mais do que merecida".

Aos 59 anos de idade, Néia de vez em quando dá uma passadinha na unidade de ensino, pois também sente falta do ambiente escolar. "Estive durante tantos anos no mesmo espaço. Passo por lá para preencher um pouco do vazio que ficou", diz.

Além de cozinheira, era responsável pela horta do NEI. Plantava alface, salsa, beterraba, aipim, batata-doce. Alimentos saudáveis utilizados na hora de preparar o almoço ou janta  da turminha.

Manezinha, com a mãe Irene, quando pequena, aprendeu a fazer crochê e renda de bilros. Entregue  agulhas e alfinetes, guarda na memória os tempos do Núcleo de Educação Infantil. "Tempos muitos bons", relata.

O secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, enfatiza que tanta dedicação e entrega merecia uma homenagem, como a prestada pela direção do NEI à cozinheira. "Dona Néia está colhendo o que plantou, plantou excelentes frutos".

Numa placa entregue à Neia, as professoras citam o poeta português Fernando Pessoa: "o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

Depoimentos de familiares e amigos

Sempre  lembro  da Néia com muito carinho. Sua comidinha feita sempre com o coração. Tenho certeza que sentirão saudades dela  (Francine Trindade Rabelo).

Ela fez parte da vida escolar dos meus quatro filhos. Sempre tratou as crianças com amor (Rosi Teixeira – mãe).

Felicidades Néa, amor, dedicação, aproveita esta nova etapa. Crianças, familias,  profissionais, comunidade,  só agradecimentos (Lavínia Toschi-mãe).

Parabens,  Neia! Fico Feliz em ter vivido e compartilhado um tempo precioso desta vida dedicada à educação! Alegrias e Felicidades ( Januaria Silvestre Quirino).

Parabéns Neia. Bem merecido essa comemoração. Tive o prazer de trabalhar contigo e só tenho a agradecer pela sua dedicação (Marilete Laura- atual diretora da creche Diamantina Bertolina, trabalhou  NEI Canto da Lagoa em 2012).

Que linda homenagem. Néia fez parte da minha infância e agora das minhas filhas, que frequentam o NEI (Carolina Vianna).

Obrigada Neia, por tantos anos compartilhando a mesma cozinha, e fazendo as refeições juntas. Foram 17 anos. Trabalhar com a Educação sempre vai valer a pena. Aproveita tua aposentadoria. (Romilda Tumelero – Cozinheira NEI Canto da lagoa.  Atualmente readaptada).

Trabalhei com a Neia alguns anos e sempre fui muito grata a tudo que contribuiu com o NEI Canto da Lagoa. Valeu a amizade, o companheirismo e a dedicação. Que seja sempre muito feliz em sua aposentadoria. (Marilda Martins).

Néia, agradeço de coração por todo carinho e dedicação de fazer parte de sua historia no NEI Canto da Lagoa. Seu jeito simples e alegre fazia com que a arte de cozinhar se realizasse com muito amor, no qual as crianças gostavam muito de sua comida. Abraços e aproveite esta nova etapa da sua vida. (Solange de Souza Nunes)

Querida Neia, agradeço pela sua dedicação, carinho e companheirismo com todas nós funcionarias e com as crianças ao fazer tantas coisas gostosas na cozinha. Você foi imprescindível. Obrigada. (Solange Volpato)

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários