Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Ciclo de festas do Divino encerra em Canasvieiras neste fim de semana

Publicado em 22/09/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


Bandeira, coroa, cetro e salva de prata são alguns símbolos da festa / Foto: Divulgação

Bandeira, coroa, cetro e salva de prata são alguns símbolos da festa / Foto: Divulgação

O Ciclo do Divino Espírito Santo 2017 chega ao fim neste fim de semana. O bairro de Canasvieiras é o último a receber o evento que desde maio vem passando por outras regiões de Florianópolis. Ao todo 14 comunidades realizaram os festejos que relembram e revivem esta tradição secular que já faz parte da história e da cultura da cidade.

De 22 a 24 de setembro, uma extensa programação, preparada pelo casal festeiro Blaudio José Souto e Adésia Machado Souto, marca o fim dos festejos do Ciclo neste ano. No domingo (24), ocorre o encontro das bandeiras e missa na Igreja São Francisco de Paula. A programação conta ainda com almoço festivo, tarde com música, e cortejo imperial.

Ainda no domingo acontece a solenidade de encerramento do Ciclo do Divino 2017 com a presença de autoridades, descerramento da bandeira e apresentação dos casais festeiros 2018.

Programação da festa em Canasvieiras

Dia 23/09

19h30 – Cortejo Imperial – Procissão com Banda

20h- Missa

 

Dia 24/09

10h - Cortejo Imperial – Procissão com Banda 20h- Missa

10h30 – Missa com a bênção dos padrinhos

12h30 – Almoço Festivo

14h – Apresentações culturais

16h – Cortejo Imperial – Procissão com saída da Igreja São Francisco de Paula ao encontro do novo casal festeiro 2018.

16h30 – Missa da coroação/ apresentação dos casais festeiros 2018 com o encontro das bandeiras.

17h30 – Encerramento do Ciclo do Divino, descerramento das bandeiras, apresentações culturais com Guilherme Botelho e Anderson Abreu.

18h – Café da partilha.

Tradição

O Ciclo do Divino Espírito Santo é uma das tradições mais antigas de Florianópolis, cultivada e passada de geração a geração por mais de dois séculos. Comemorada a partir das celebrações de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a Festa mescla elementos religiosos, profanos e folclóricos. Os festejos abrangem novenas, promessas, folguedos populares, folias e cantorias. Contemplam também a procissão da corte imperial e a cerimônia de coroação do Imperador, considerado o principal momento do evento.

Isso porque, segundo historiadores, o início da festa em terras portuguesas é atribuído à devoção da Rainha Isabel de Aragão (1270-1336).  De acordo com o artigo "Isabel e a Origem das Festas do Espírito Santo entre os Portugueses", a Rainha casada com Dom Dinis, Rei de Portugal, fez uma promessa para encerrar as desavenças entre o esposo e o filho, o Príncipe Afonso.

Os conflitos eram frequentes porque o Rei demonstrava predileção por outro descendente, Afonso Sanches, concebido fora do casamento. Temendo pela morte de um dos dois durante as brigas, a Rainha prometeu ao Espírito Santo que realizaria um dia de culto e entregaria a própria coroa se a paz voltasse a reinar. O pedido foi atendido e em agradecimento, Dona Isabel levou à coroa à Igreja do Espírito Santo. Para a entrega, no Dia de Pentecostes, formou-se uma solene procissão com nobres carregando estandartes enfeitados.

Por determinação da Casa Real, a festa passou a se realizar todos os anos na mesma data, ultrapassando as fronteiras do tempo e do território português. Foi assim e com a colonização açoriana que Florianópolis, ou a então Desterro, passou a celebrar as Festas do Divino.

Depois de ver seu reino voltar a ter paz e de ser a idealizadora de uma das tradições mais antigas e importantes de seu povo, Isabel de Aragão ficou conhecida como "Rainha Santa", sendo canonizada pela Igreja em 1625, em razão de diversos milagres a ela atribuídos.

Tradição em Florianópolis

Em Florianópolis, a Lei Municipal nº 8.010/2009 instituiu a quarta-feira anterior ao Domingo de Pentecostes como o Dia Municipal de Abertura Oficial das Festividades do Ciclo do Divino Espírito Santo. Em todos os anos solenidades marcam a data e no sábado seguinte, geralmente em maio, ocorre a abertura oficial dos festejos.

Em uma linda cerimônia reúnem-se as 14 comunidades que realizam a Festa, além de cortejos de municípios vizinhos para comemorar a abertura do Ciclo. A solenidade ocorre no centro de Florianópolis e tem seu ponto mais marcante no grande desfile que cobre as ruas da cidade de tradição e fé.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários