Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Primeira embarcação científica do Brasil é finalizada na Grande Florianópolis

Publicado em 20/09/2017 Editoria: Geral Comente!


Mastro do Veleiro ECO é instalado em Biguaçu / Foto: Alexandra Klingstron - DICOM PMB

Mastro do Veleiro ECO é instalado em Biguaçu / Foto: Alexandra Klingstron - DICOM PMB

Aconteceu na tarde dessa terça-feira (19) a instalação do mastro do Veleiro ECO (Expedições Científicas Oceanográficas), primeira embarcação no Brasil para realização de expedições e pesquisas oceanográficas. Com construção iniciada em 2012, a embarcação é também a primeira a ser construída por uma Universidade, a Federal de Santa Catarina (UFSC). O mastro da embarcação foi instalado no estaleiro Schaefer Yachts em Biguaçu.

O prefeito Ramon Wollinger acompanhou a instalação acompanhado do professor Orestes Alarcon, desenvolvedor e coordenador do projeto, que tem como principal objetivo aprimorar e expandir as pesquisas oceanográficas do país com expedições em várias regiões brasileiras, incluindo estudos sobre as mudanças climáticas do oceano, lixo marinho, monitoramento e apoio à exploração sustentável da biodiversidade e contribuições para a preservação da chamada Amazônia Azul.   

“Biguaçu se sente honrada por sediar este momento tão importante que é a largada para novas descobertas e estudos que vão colaborar com a preservação dos nossos mares e nossa natureza num todo”, comentou o prefeito Ramon.

A embarcação que pode acomodar até 10 pessoas entre pesquisadores e tripulantes, possui características de segurança e navegabilidade, permitindo expedições científicas de grande porte, incluindo as polares, particularmente a Antártica.

O Veleiro ECO foi construído com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Acompanharam a instalação do mastro o deputado estadual Gabriel Ribeiro e o representante da FAPESC, engenheiro Sérgio Luiz Gargioni.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br) com informações da Dicom - Biguaçu

Comentários