Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Biguaçu inaugura Biblioteca Comunitária

Publicado em 19/09/2017 Editoria: Esportes Comente!


Biblioteca Comunitária em Biguaçu / Foto: Paulo Rodrigo Ferreira - DICOM PMB

Biblioteca Comunitária em Biguaçu / Foto: Paulo Rodrigo Ferreira - DICOM PMB

O último sábado (16) foi de festa para o bairro Prado e para a Escola Municipal Professor Donato Alípio de Campos. Depois de muitos anos de planejamento e de troca de ideias, foi reinaugurada a biblioteca da unidade escolar, mas de uma forma diferente. Agora a sala que abriga livros e materiais para pesquisa tem uma janela a menos que foi substituída por uma porta e é aberta à comunidade.

Desde 2011 várias ações vêm sendo discutidas entre alunos e direção sob coordenação do professor de ciências, Marcelo Chitolina, para tornar a escola um ambiente melhor para se viver e conviver. Em 2013 a escola foi inscrita no Programa Escolas Sustentáveis do Governo Federal e com isso a responsabilidade de transformar e melhorar os espaços da unidade aumentou.

“Nos últimos anos desenvolvemos diversas atividades entre os alunos, como a gincana de materiais recicláveis, a criação de hortas e reaproveitamento da água da chuva. Mas sentíamos a necessidade de fazer algo para que os alunos pudessem retornar à escola depois de concluírem seus estudos na unidade. Foi aí que surgiu a ideia da Biblioteca Comunitária. Um espaço para os alunos, ex-alunos e aberto a toda comunidade”, destacou o professor Marcelo.

A idealização do projeto contou o apoio da ex-aluna Sara Clarice dos Santos, 18 anos, estudante do curso técnico em Edificações do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que elaborou o projeto conforme sonhado pelos alunos e entregou à diretoria da escola para que encaminhasse à Prefeitura.

“Fiquei muito feliz por ser convidada a contribuir com este projeto na escola em que conclui meu ensino fundamental e que tanto amo. Foi muito bom ver a ideia ganhar forma e hoje ver o sonho se realizar”, comentou Sara.

A nova biblioteca ganhou novas mesas, computadores para pesquisa, estantes e livros. No entorno, as lixeiras foram pintadas pelos próprios alunos e a parede recebeu floreiras que embelezam a entrada do ambiente.

Para o prefeito Ramon Wollinger “a criação de espaços com esta biblioteca contribuem para o crescimento e desenvolvimento intelectual não sós dos alunos, mas de toda comunidade. Através da leitura aprendemos, transformamos nossas vidas e a sociedade”.

De acordo com a bibliotecária Daniela dos Santos “inicialmente o espaço será aberto para a comunidade nas quartas-feiras pois, por tratar-se de um ambiente escolar, precisa existir um controle maior da entrada e segurança dos alunos e demais usuários”.

O evento que reuniu centenas de alunos, professores e comunidade contou com a presença da secretária municipal de Educação, Kátia Roussenq Bichels, da diretora de ensino, Kátia Bernadeth da Silva, da diretora da escola Donato, Filomena Padoan, e do superintendente da Defesa Civil, Laudemir Pastorello.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Biguaçu

Comentários