Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Serviço de Reabilitação Visual da FCEE volta a atender pacientes pelo SUS

Publicado em 14/09/2017 Editoria: Geral Comente!


Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular / Foto: FCEE SC

Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular / Foto: FCEE SC

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e a Secretaria de Estado da Saúde reforçaram a retomada na prestação de serviços de reabilitação visual aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com assinatura de convênio na manhã desta quinta-feira (14), na sede da FCEE, em São José. 

Participaram do evento o presidente da FCEE, Eliton Verardi Dutra, o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, e o deputado estadual José Nei Ascari, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). 

O Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular (SRV) teve seu atendimento interrompido em março de 2015 devido à falta de médico oftalmologista. Neste período, foram realizados apenas atendimentos de retorno e a usuários que já possuíam laudo médico graças a contratações emergenciais de oftalmologistas por curtos períodos.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) repassará mensalmente R$ 49.953,70 para a FCEE atender pessoas com baixa visão, cegueira e as que necessitam de próteses oculares. Por ano, serão alocados R$ 599.444,40 para o serviço. Além de disponibilizar os equipamentos, a FCEE contratou oftalmologista e cedeu o espaço para atendimento dos pacientes.

Único no estado, o Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular da FCEE funciona no campus da instituição, em São José, na Grande Florianópolis, e é composto por uma equipe multidisciplinar, com oftalmologistas especialistas em Baixa Visão, optometrista, assistente social, psicólogo e professores especialistas em Reabilitação Visual, Avaliação Funcional da Visão e Orientação e Mobilidade.

Voltado para pacientes com deficiência visual (cegos e com baixa visão) e com perdas ou atrofia ocular, o SRV passou a atender pacientes do SUS em 2005, quando foi firmado um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Ministério da Saúde. Na ocasião, a FCEE passou a ser credenciada como centro de referência em Santa Catarina na área de Reabilitação Visual, realizando atendimento a usuários do SUS de todo o estado de Santa Catarina.

Instituído no início década de 1990 através de convênio firmado com a Organização Nacional dos Cegos da Espanha (Once), que possibilitou a capacitação de profissionais em Madri, bem como a aquisição de equipamentos e recursos ópticos especiais para o atendimento a pessoas com baixa visão, o Serviço de Reabilitação Visual da FCEE sempre foi uma referência no Brasil, tendo tornado o estado um dos pioneiros neste tipo de atendimento.

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários