Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Trabalhadores da UFSC aderem à paralisação nacional nesta quinta-feira

Publicado em 13/09/2017 Editoria: Geral Comente!


Os trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do sindicato, Sintufsc, irão participar do Dia Nacional de Paralisação e Lutas contra os ataques do Governo Temer, que será realizado nesta quinta-feira (14). A decisão foi tomada durante assembleia geral feita na tarde dessa segunda-feira (11). O Sintufsc segue orientação da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Públicas do Brasil (Fasubra). A concentração ocorre a partir das 8h no hall da Reitoria.

Durante a assembleia, a categoria discutiu diversos pontos de pauta, aprovando uma nota de solidariedade a trabalhadores da Universidade que estão sendo criminalizados por sua militância no episódio que ficou conhecido como o Levante do Bosque, ocorrido em 2014,  (clique aqui e confira a íntegra da nota). Também foi aprovada uma outra nota de solidariedade aos trabalhadores do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Abelardo Luz, também alvo de medidas judiciais (clique aqui e confira a íntegra da nota).

Representantes do Fórum de Estudantes Negros da UFSC estiveram na assembleia e criticaram as alterações na política de ações afirmativas no âmbito da Universidade. De acordo com Lucas Ferreira, um dos estudantes presentes, as mudanças foram aprovadas em reunião do Conselho Universitário (CUn) realizada em Joinville. “Vamos organizar uma resistência a estas mudanças, com uma abertura de diálogo”, disse.

Cláudio Del Prá Netto, diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Estadual de Santa Catarina (Sinjusc) esteve na assembleia convidando a categoria a integrar uma rede de defesa dos direitos humanos, em fase de construção para evidenciar a violência contra jovens de periferia. Segundo ele, a estatística aponta que 101 jovens já foram mortos nos morros da Capital.

 

› FONTE: Sintufsc

Comentários