Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

100% dos municípios catarinenses com a Lei Geral implementada

Publicado em 19/11/2013 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Após um período de intenso trabalho, o Sebrae/SC comemora a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) em 100% dos municípios catarinenses.  

Formada por um conjunto de normas que determinam um tratamento diferenciado, simplificado e favorecido aos pequenos negócios, a iniciativa torna mais fácil o pagamento de impostos, obtenção de crédito, acesso à tecnologia, exportação, venda ao governo e a formalização de microempreendedores individuais (MEIs).

O ano de 2013 foi marcado pela aproximação do Sebrae/SC com os novos prefeitos e repactuação de parceria para a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) com os reeleitos.  “Foi um ano de forte trabalho da diretoria, gestores, coordenadorias e credenciados, visando apoiar o desenvolvimento dos municípios por meio da Implementação da Lei geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs)”, destaca a  analista técnica do Sebrae/SC, Katia Regina Rausch.

Entre os desafios deste ano, segundo Katia, esteve o incentivo à formação deopinião a respeito de como implantar o capítulo de compras governamentais, aproximando a MPE a este novo mercado. “Tivemos que trabalhar muito e disponibilizar diversas horas de consultoria para que a implementação da Lei Geral atingisse todos municípios, da melhor forma,  levando seus  benefícios e o apoio aos pequenos negócios a todo Estado de Santa Catarina”, realça.

O grande destaque foi a instituição do Agente de Desenvolvimento em todas as unidades da federação no Estado. Estes profissionais têm como papel ser o grande articulador de políticas de apoio às MPEs em seus municípios e sua atuação apresenta muitos avanços no desenvolvimento local.  “São 295 municípios trabalhando a favor das MPEs e incentivando que atuem como alavancadoras de desenvolvimento. Isso é muito bacana”, comenta Katia.

As metas para 2014 incluem capacitar e treinar empreendimentos e municípios na efetivação do capítulo de Compras Governamentais. “Planejamos que os poderes públicos passem a comprar mais das  MPEs presentes em seus municípios e, dessa forma, contribuir para fomentar o emprego, renda, qualidade de vida e desenvolvimento”.

 

 

› FONTE: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Comentários