Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Procon de São José dá dicas aos pais sobre matrículas e a compra de material escolar

Publicado em 19/11/2013 Editoria: São José Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O órgão alerta os consumidores para detalhes importantes antes de tomar decisões

Além das despesas com as contas e festas de fim de ano, nesta época os pais também precisam se preocupar com a matrícula dos filhos em colégios e, posteriormente, com a compra do material escolar. Com o objetivo de orientar os consumidores, o Procon de São José alerta para alguns detalhes importantes na hora de assinar contratos, comprar material escolar e uniformes, e a escolha o transporte adequado para as crianças.

Visite a escola: vá até a escola onde pretende matricular seu filho e verifique o espaço físico onde ele irá estudar durante boa parte do dia. Muitos pais matriculam os filhos por modismo ou por indicação, sem ao menos visitar o espaço da escola.

Pesquise: faça pesquisas entre as instituições e procure saber se o local está devidamente registrado e se os professores são habilitados, com formação.

Contrato: ler todo o contrato é fundamental. Ele deve ser claro, objetivo e não pode conter letras miúdas de rodapé.

Material escolar: a escola não pode exigir que os pais comprem os materiais escolares em uma determinada papelaria ou loja, pois isto configura prática abusiva.

Uniforme: o uniforme escolar pode ser exigido pelo estabelecimento com normas claras e objetivas já pré-inscritas em agendas ou no próprio contrato.

Transporte escolar: verifique se o veículo possui na parte traseira um número de registro – por exemplo: “a200pmsj”. Isto significa que o mesmo encontra-se cadastrado no Município e já passou por vistorias no órgão responsável. Caso constante alguma irregularidade, o consumidor pode ligar para o setor de transporte da Prefeitura - 3259-6160.

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários