Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mapeamento Costeiro de SC é exemplo no Brasil

Publicado em 19/11/2013 Editoria: Geral Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A Secretaria de Estado do Planejamento recebe entre esta terça, 19, e sexta-feira, 22, a comissão técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Pará. A comitiva paraense veio conhecer a Política de Gerenciamento Costeiro, já que o programa Gerco de Santa Catarina foi indicado, pelo Ministério do Meio Ambiente, como exemplo de adoção de experiências inovadoras na área. 

Segundo o coordenador de Ordenamento Ambiental do Governo do Pará, Yvens Ely Martins Cordeiro, o Estado do Pará tem em torno de seis milhões de hectares de zona costeira em 39 municípios e agora o Governo pretende elaborar o Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro. “Nosso objetivo é conhecer a ferramenta utilizada pelo Estado de Santa Catarina, a metodologia e a integração do zoneamento costeiro e do projeto Orla com os planos diretores municipais”, explica Cordeiro. Os técnicos paraenses terão reuniões de trabalho com a equipe do Gerco na Secretaria de Planejamento durante a semana, além de fazerem visitas técnicas a municípios do Litoral. 

O coordenador do Gerco, Jorge Rebollo Squera, comenta que o mapeamento e zoneamento costeiro foi apresentado às 38 prefeituras municipais do Litoral Catarinense com o intuito de orientar o ordenamento das diferentes atividades e usos do território costeiro, terrestre e marinho, de maneira a promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável. 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários