Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Novo plano para o transporte coletivo será apresentado nesta quinta-feira em São José

Publicado em 30/08/2017 Editoria: Cotidiano Comente!


Foto: Divulgação Secom/PMSJ

Foto: Divulgação Secom/PMSJ

Novas linhas de ônibus municipais na Grande Florianópolis e mais frequência do transporte coletivo são as principais mudanças propostas pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) para a Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano. O projeto, elaborado em parceria com o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC e discutido com as prefeituras, está sendo apresentado aos municípios.

Nesta quinta-feira (31) será a vez dos moradores de São José conhecerem os detalhes desta proposta. A audiência pública será realizada nesta quinta-feira (31), a partir das 19h30min, no Centro Multiuso, na Avenida Beira-Mar de São José. Segundo a secretária municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andrea Pacheco, será uma oportunidade para os usuários conhecerem o novo sistema, apresentarem críticas e sugestões.

Até o momento, o projeto já foi apresentado nos municípios de São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu e Águas Mornas. "Os resultados foram muito bons porque não se resumiram a reclamações, mas sim muito proativo, ou seja, as pessoas colocaram as suas necessidades, a necessidade de ampliação de linhas e horários, enfim tudo aquilo que corresponde a um bom sistema de transporte", avalia o superintendente de Desenvolvimento da região metropolitana da Grande Florianópolis, Cassio Taniguchi.

Hoje o sistema de transporte coletivo, na maioria das cidades da Grande Florianópolis, está restrito a linhas intermunicipais para a Capital, sendo uma reclamação é a pouca oferta de ônibus. A proposta da Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano é que o usuário do sistema poderá chegar a uma cidade da região sem pagar novas passagens cheias, ou seja, pagará apenas complemento de tarifa dependendo do destino.

O município de São José vem trabalhando no projeto para o novo Sistema Municipal de Transporte Coletivo, já que o modelo atual está defasado e não atende a demanda da população. A secretária Andréa Pacheco explica que o projeto do novo sistema municipal de São José foi compatibilizado com a proposta construída pela Suderf. "A grande vantagem é que teremos um sistema mais eficiente e que permitirá maior conexão com toda a região", assinala Andréa.

"Todos os sistemas de transporte coletivo na região metropolitana têm que ser regularizados, ou seja, precisa haver concorrência pública, com exceção de Florianópolis. A sobreposição de linhas e serviços é ineficiente e não traz benefícios ao usuário. As vantagens do sistema integrado são mais conectividade entre os municípios da região, redução de custos do sistema, mais serviços aos usuários e média de tarifa mais baixa", completa o diretor técnico da Suderf, Celio Sztoltz.

 

Serviço

O quê? Apresentação da Nova Rede de Transporte Coletivo Metropolitano

Quando: 31 de agosto (quinta-feira) às 19h30min

Onde: Centro Multiuso de São José (Av Acioni Souza Filho, s/n)

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMSJ

Comentários