Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Seminário do Teste do Pezinho promovido pelo Lacen reúne 550 profissionais da Saúde

Publicado em 19/11/2013 Editoria: Saúde Comente!


 

Mais de 500 profissionais participaram na manhã desta terça-feira, 19, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade, em Florianópolis, do Seminário de Capacitação em Triagem Neonatal – Teste do Pezinho. O evento foi promovido pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O seminário teve como objetivo promover uma atualização relacionada aos erros inatos do metabolismo que são investigados durante a triagem neonatal, bem como capacitar os profissionais da área de enfermagem que atuam na coleta do Teste do Pezinho nas unidades de saúde, maternidades e hospitais da rede pública de Santa Catarina.

Gilberto Soares, diretor do Lacen, informou que o número de profissionais vindos de vários municípios de Santa Catarina superou as expectativas. “Registramos a participação de 550 pessoas no seminário, número que nos deixou muito satisfeitos, pois os profissionais entenderam a importância do evento e confirmaram presença”, comentou o diretor do Lacen.

O Programa de Triagem Neonatal de Santa Catarina oferece sete exames e é considerado um dos mais avançados do país. Só em 2012, 73.592 recém-nascidos fizeram o teste pela rede pública no Estado, perfazendo um total de 515.144 exames. A cobertura da triagem neonatal no Estado é a melhor do Brasil, com 89% de abrangência, enquanto a média nacional é de 82%.

Hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase são as doenças metabólicas investigadas na triagem nenonatal.

Além disso, o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) realiza também exames para diagnosticar as seguintes doenças: galactosemia, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários