Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Curso Técnico em Agronegócio inicia cinco novas turmas em Santa Catarina

Publicado em 28/08/2017 Editoria: Geral Comente!


Turma que iniciou o curso em Braço do Norte

Turma que iniciou o curso em Braço do Norte

A experiência positiva de Anyele Liann com o Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), serviu de exemplo e inspiração para a irmã Alexia Lilian Siqueira Pilotto, de 19 anos. Anyele está concluindo o último período do curso em São José, na Grande Florianópolis, e pretende aliar os conhecimentos adquiridos com o curso de Engenharia da Aquicultura o qual desenvolve paralelamente.

O objetivo é atuar como técnica em agronegócio na área de aquicultura, um segmento que está em expansão", conta a jovem. Segundo ela, as visitas oportunizadas pelo curso são excelentes. "É incrível como tive mais aulas práticas a campo do que na minha graduação. Isso muda a ideia de que cursos a distância são apenas teóricos. A metodologia é de fácil compreensão e todos os recursos disponibilizados pelo SENAR/SC deixam o aluno mais seguro", avalia.

Anyele acredita que seu incentivo ajudou a irmã a também ingressar no curso, mas que boa parte veio do interesse de Alexia. "Motivei ela a participar por ser um curso que alia a teoria e a prática com conteúdo de fácil assimilação mesmo sendo semi-presencial. Além disso, as aulas nos sábados ajudam muito quem trabalha e estuda durante a semana. Conseguimos conciliar muito bem com nossas rotinas", relata.

Alexia está na 4ª fase do curso de Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde trabalha como voluntária no Laboratório de Estudos do Espaço Rural (LabRural) e conta que o amor pelo meio rural vem desde criança. Segundo ela, o Curso Técnico em Agronegócio surgiu em um momento oportuno para contribuir com o aprimoramento profissional. "Minha irmã colaborou na decisão de iniciar o curso. Foi por intermédio dela que tomei conhecimento e vi que vale a pena fazê-lo", conta.

Apesar de ainda não saber em qual área atuará após a conclusão dos dois cursos, Alexia está animada com a oportunidade. Assim como a irmã também frequentará as aulas no polo presencial de São José. "É a primeira vez que estou utilizando de uma formação com plataforma de Ensino a Distância (EAD). Vi na grade curricular que as matérias são bem selecionadas e os professores e materiais de ótima qualidade".

A jovem relata que tem muita vontade de aprender, pesquisar, estudar e entender os diferentes segmentos do agronegócio. "Sem dúvidas ajudará, e muito, a trilhar meu caminho profissional. É magnífico ter a oportunidade de se especializar em assunto que você gosta de maneira totalmente gratuita. Tenho certeza que o curso contribuirá com conhecimentos técnicos para melhorar a atuação no campo, agregando e valorizando cada vez mais o trabalho dos produtores rurais".

Novos Caminhos

Odila Irene Teixeira é coordenadora do novo polo de apoio presencial que inaugurou em São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste, e tem boas expectativas com a nova turma. "Esse é um curso que atenderá os anseios do agronegócio na região, uma vez que o mercado não para de crescer e impulsiona a economia brasileira, considerando que o meio rural está sempre aberto a novos profissionais com conhecimento técnico, os quais ainda estão em falta no País", considera.

A coordenadora destaca que os futuros técnicos em agronegócio terão a oportunidade de atuar tanto em propriedades rurais como em indústrias, federações, associações ou entidades de incentivo à pesquisa priorizando sempre a expansão do setor. "Estamos otimistas, as inscrições superaram as expectativas. Logo no primeiro encontro observamos que os alunos demonstram-se interessados e animados com o curso que é novo na região", complementa.

Roger Kummer, de 35 anos, produtor rural na Linha Ipê Popi, em Itapiranga, já acompanhava notícias sobre o curso desde que abriu o primeiro processo seletivo em Santa Catarina. "Quando descobri que abriria um polo em São Miguel do Oeste me inscrevi. As expectativas são as melhores, uma vez que apenas 20% é de maneira presencial e os outros 80% poderei fazer a distância organizando os horários de maneira flexível e com autonomia nos estudos", observa. Roger conta que após a conclusão do curso pretende continuar buscando conhecimento na área. "Tenho certeza que utilizarei os aprendizados adquiridos para melhorar minha atuação e crescer cada vez mais".

Formação técnica

Além de São José e São Miguel do Oeste, Santa Catarina iniciou outras três turmas nos municípios de Campo Alegre, Braço do Norte e Rio do Sul que também inaugurou o polo de apoio presencial. Ao todo 200 alunos iniciaram a jornada que terá duração de dois anos com 20% das aulas na modalidade presencial com visitas técnicas em propriedades e 80% a distância, facilitando o acesso.

O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destaca que o curso é totalmente gratuito, certificado pelo Ministério da Educação (MEC) e reconhecido pelo Conselho Regional de Engenharia (Crea). "Ampliamos a atuação no Estado totalizando oito polos de apoio presencial com o objetivo de tornar o curso acessível em todo o território catarinense. A intenção é qualificar os profissionais para que atuem na expansão e atualização tecnológica das propriedades rurais tornando o agronegócio de Santa Catarina referência".

O presidente do Conselho de Administração do SENAR Administração Regional de Santa Catarina (SENAR/SC) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) José Zeferino Pedrozo, salienta que o curso é de nível médio e habilita os profissionais na aplicação de procedimentos de gestão e comercialização do agronegócio com foco nos diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. 

› FONTE: Marcos A. Bedin

Comentários