Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Pessoas com deficiência intelectual em fase de envelhecimento é tema de seminário

Publicado em 28/08/2017 Editoria: Geral Comente!


A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promove no dia 6 de setembro, quarta-feira, o Seminário Catarinense de Envelhecimento e Deficiência Intelectual. O evento é voltado para profissionais dos Centros de Atendimento Educacional Especializados em Educação Especial e instituições que trabalham com pessoas com deficiência intelectual em fase de envelhecimento e pretende qualificar os profissionais em novas práticas e abordagens sobre o tema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste link.

Organizado pela Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão sob coordenação do Centro de Educação e Vivência, o seminário ocorre das 8h30 às 17h no auditório da FCEE e será ministrado pela socióloga Mônica Joesting Siedler, especialista em Gerontologia e membro do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Também participarão do evento a fonoaudióloga Diane Oliveira, um representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São José e um representante do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre os temas que serão abordados no seminário estão Envelhecimento e qualidade de vida, Controle Social e Direitos da Pessoa com Deficiência e Envelhecimento e Relacionamento social e familiar.

A FCEE, através do Centro de Educação e Vivência, atende pessoas com deficiência intelectual em processo de envelhecimento que serve como base para pesquisas, assessorias e capacitações em todo o Estado. Este trabalho é considerado uma referência no Brasil pois aborda uma temática ainda pouco estudada e sob um enfoque inovador, que é o Currículo Funcional Natural, o qual busca a manutenção e a aquisição de habilidades funcionais, para aumentar a qualidade de vida dos usuários.

Ainda este ano a FCEE deverá lançar um livro sobre o tema, intitulado Envelhecer com Deficiência Intelectual: Aspectos básicos sobre o cuidado e o acesso aos direitos, de autoria de profissionais do CEVI/FCEE.

Mais informações sobre o Seminário podem ser obtidas no site da FCEE na seção Cursos e Capacitações neste link.

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários