Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Participe da audiência que discute reestruturação do transporte público na Grande Florianópolis

Publicado em 28/08/2017 Editoria: Trânsito Comente!


Foto: Glaicon Covre - Secom PMSJ

Foto: Glaicon Covre - Secom PMSJ

Novas linhas de ônibus municipais na Grande Florianópolis e mais frequência do transporte coletivo são as principais mudanças propostas pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) para a Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano. O projeto, elaborado em parceria com o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC e discutido com as prefeituras, foi apresentado nos municípios de São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu e Águas Mornas nas últimas semanas. No dia 31 de agosto é a vez do município de São José.

“Os resultados foram muito bons porque não se resumiram a reclamações. As pessoas expuseram suas necessidades, como a ampliação de linhas e horários e tudo aquilo que corresponde a um bom sistema de transporte. Foi muito produtivo, inclusive com a participação dos prefeitos dos cinco municípios, que estão integrados ao processo de planejamento, visando ao atendimento da sua população”, comentou o superintendente de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cassio Taniguchi.

Hoje, o sistema de transporte coletivo, na maioria das cidades da região continental da Grande Florianópolis, está restrito a linhas intermunicipais para Florianópolis, com pouca oferta de ônibus. Com a Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano, o usuário do sistema poderá trocar de veículo para chegar a uma cidade da região sem pagar novas passagens cheias, ou seja, pagará apenas o complemento de tarifa dependendo do destino.

"Todos os sistemas de transporte coletivo na região metropolitana têm que ser regularizados, ou seja, precisa haver concorrência pública, com exceção de Florianópolis.

A sobreposição de linhas e serviços é ineficiente e não traz benefícios ao usuário. As vantagens do sistema integrado são mais conectividade entre os municípios da região continental, redução de custos do sistema, mais serviços aos usuários e média de tarifa mais baixa”, explicou o diretor técnico da Suderf, Celio Sztoltz.

As apresentações da Suderf e UFSC da Nova Rede de Transporte Coletivo Metropolitano ocorrem em parceria com as prefeituras municipais. Nesta quinta-feira (31), será realizada em São José, a partir das 19h30, no Centro Multiuso. Já em Palhoça e Governador Celso Ramos, as datas não foram definidas pelas prefeituras.

Serviço

O quê? Apresentação da Nova Rede de Transporte Coletivo Metropolitano

Quando: 31 de agosto de 2017 (quinta-feira), às 19h30

Onde: Centro Multiuso de São José (Av Acioni Souza Filho, s/n)

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários