Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto piloto de segurança é instalado em praça na cidade de São José

Publicado em 23/08/2017 Editoria: Esportes Comente!


Totem da Segurança / Foto: Jeferson Regis - Secom/PMSJ

Totem da Segurança / Foto: Jeferson Regis - Secom/PMSJ

O equipamento está sendo testado na Praça Adriano Farias, no bairro Forquilhinha, em São José. O objetivo é agilizar e facilitar a comunicação entre os moradores e a administração municipal, proporcionando mais segurança nas praças do município. A ação é da prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito.

O toten foi disponibilizado gratuitamente por uma empresa e permite que os moradores acionem ajuda ao apertarem um botão de emergência. A atividade faz com que as duas câmeras instaladas no entorno da praça sejam direcionadas para o local, uma tela é aberta na Central de Videomonitoramento e o morador poderá conversar com um agente da Guarda Municipal de São José para denunciar quaisquer tipos de vandalismo no espaço público.

O secretário adjunto de Segurança, coronel Vânio Dalmarco, explica que o objetivo do toten é repreender atos de vandalismo, uso de drogas e depredação de espaços públicos. "Além da comunicação com órgãos de segurança sem deslocamento, o equipamento ligará uma sirene e um agente da GMSJ vai chamar atenção em casos de atos de vandalismo", ressalta o secretário adjunto.

A Central de Videomonitoramento monitora a cidade 24 horas por dia com 210 câmeras em 170 pontos diferentes em entradas e saídas dos bairros. A ideia é criar uma parceria com os moradores que residem no entorno das praças e parques para facilitar o atendimento das ocorrências.

Segundo a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, se a população fizer o uso adequado do equipamento e o resultado for positivo, a ideia é, futuramente, implantar aparelhos em todas as praças do município para estreitar a relação entre a segurança e os cidadãos de São José. "Além da interação com a GMSJ, o equipamento permite um canal rápido entre a população e a central de videomonitoramento, que monitora a cidade 24 horas por dia", salienta Andréa Pacheco.

O josefense Marcelo Tolentino, de 51 anos, tem um salão de beleza em frente à Praça Adriano Farias e afirmou que toda iniciativa que vem para somar na segurança da cidade é bem-vinda. "A prefeitura fez a parte dela que era reformar essa praça, agora os moradores precisam ajudar a cuidar do espaço e valorizar o que é nosso", destacou Marcelo, que é morador do bairro Forquilhinha há 35 anos.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMSJ

Comentários