Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto incentiva população a realizar atividades à luz do dia em Biguaçu

Publicado em 23/08/2017 Editoria: Esportes Comente!


Exposição de 10 minutos diários já é suficiente para absorção da vitamina D / Foto: Divulgação Isev

Exposição de 10 minutos diários já é suficiente para absorção da vitamina D / Foto: Divulgação Isev

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com apoio das enfermeiras Núbia Madeira e Djosi Vieira e Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) da Unidade Básica de Saúde do bairro Fundos, realizaram na última segunda-feira (21), um encontro do Projeto Vitamina D. O objetivo é promover atividades expostas à luz solar, principal fonte de absorção dessa vitamina.

O encontro teve a participação de pacientes da unidade de saúde, do secretário de Saúde, Heron Felício Pereira e da superintendente de Saúde, Gê Ronconi.

O grupo foi conduzido pela fisioterapeuta Kafillim Cabral e pela fonoaudióloga Liliane Ferreira, ambas profissionais do Nasf, que falaram sobre a importância da vitamina D. A fisioterapeuta realizou um alongamento com o grupo e a fonoaudióloga falou sobre os cuidados com a voz e desenvolveu exercícios para mobilidade e tonicidade dos órgãos fonoarticulatórios da face.

Ao final do encontro foi apresentada uma música para homenagear o mês dos pais, com a participação do secretário Heron Pereira, representando os pais, e servido um café para os participantes.

Sobre a vitamina D

A vitamina D é essencial para o equilíbrio de diferentes órgãos e funções do organismo. Responsável por regular a absorção de cálcio e fósforo, ela mantém o cérebro funcionando perfeitamente, além de fortificar ossos, dentes e músculos – inclusive o coração. Importante na prevenção da osteoporose, a vitamina D também pode estar relacionada à expectativa de vida. Além de enfraquecer os ossos, a carência de vitamina D pode provocar alterações cerebrais e também está relacionada a altos níveis de marcadores inflamatórios, aumento da pressão arterial, mais fraturas, obesidade e diabetes.

“O sol tem importância vital para a absorção de vitamina D, mas não é preciso exagerar. Recomenda-se 10 minutos diários de sol, antes das 10h, que podem ser através de atividades simples do dia a dia, como a prática de exercícios ao ar livre ou a caminhada até o ponto de ônibus, já são suficientes”, explica a gerente técnica, Franciely Pacheco.

Por isso a equipe do Nasf criou o Projeto Vitamina D, para incentivar à população à prática de atividades ao ar livre e com exposição à luz solar. Assim, a equipe vem realizando diversas atividades, promovidas em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Biguaçu e o Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev) para conscientizar as pessoas a inserir esse hábito no seu dia a dia.

Os interessados em participar podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e saber a programação de atividades do Nasf de sua região.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Biguaçu

Comentários