Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Capitania Itinerante regulariza embarcações na Colônia de Pescadores Z-28 em São José

Publicado em 21/08/2017 Editoria: Esportes Comente!


O projeto Capitania Itinerante regularizou diversas embarcações e atendeu 32 pessoas nesta quinta-feira (17), na Colônia de Pescadores Z-28, no bairro Serraria. A força-tarefa da Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e da Marinha do Brasil tem como objetivo regularizar a documentação das embarcações do município. Uma primeira ação já havia sido realizada na semana passada no Rancho de Pescadores da Beira-Mar de São José, com 43 atendimentos.

Carlos Roberto Mariano, morador do bairro Serraria, esteve na sede da Colônia de Pescadores Z-28 na manhã da última quinta (17) para regularizar a habilitação e os documentos do novo motor para sua lancha. "A iniciativas da Marinha de atender aos pescadores onde eles estão é importante para que eles estejam seguros do serviço que estão prestando para o município e suas famílias", avalia Mariano.  

Ao longo do dia, a estrutura da prefeitura e da Capitania dos Portos esteve à disposição dos pescadores e donos de embarcações. O evento ainda teve objetivo de repassar as orientações em relação à carreira de aquaviários e limites da navegação na jurisdição da Capitania dos Portos.

O vice-prefeito do município, Neri Amaral, esteve no local acompanhando a ação e reforçou a importância do trabalho da Capitania em atender aos pescadores próximo de onde realizam as atividades. "A Prefeitura está mudando a filosofia de trabalho, buscando parcerias com os órgãos públicos e iniciativa privada para atender com qualidade os pescadores, já que o início do investimento econômico do município surgiu da pesca", destacou Neri.

Neste contexto, um diferencial do projeto foi a presença do cartório, o que possibilitou aos pescadores saírem com a documentação em mãos. Em outras ocasiões, eles davam início ao processo, mas não voltavam para retirar os documentos. Dos 32 atendimentos, 10 foram protocolos de embarcações no cartório.

Gilberto Vieira esteve na Colônia de Pescadores para regularizar a embarcação que o sogro utiliza para pescar. "Ter todos os serviços num só lugar me ajudou a regularizar tudo para o meu sogro, que é pescador há 37 anos, e ficava preocupado por estar trabalhando sem a regularização correta do barco", comentou Gilberto. 

A Marinha do Brasil promove o projeto Capitania Itinerante para facilitar aos pescadores a regularização das embarcações e terem as credenciais corretas para navegar. Para o coordenador do projeto em Santa Catarina, comandante Ronaldo Luiz Vichiett, a ação está sendo realizada para ajudar os pescadores. "Ir ao encontro dos pescadores, que muitas vezes não têm recursos e tempo, é o diferencial do projeto. Poder atender e legalizar as embarcações é mostrar que a Marinha é parceira dos pescadores", reforça o comandante.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMSJ

Comentários