Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Presidente da Fepesc apresenta balanço da safra da tainha na Alesc

Publicado em 18/08/2017 Editoria: Economia Comente!


Presidente da Fepesc, Ivo Silva.

Presidente da Fepesc, Ivo Silva.

O presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina (Fepesc), Ivo da Silva, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para apresentar um balanço da safra da tainha na temporada deste ano. “Capturamos 1.780 toneladas pela pesca artesanal, envolvendo mais de 20 mil pessoas. Não foi excelente como a do ano passado, a melhor dos últimos 30 anos, mas foi uma boa safra.”

Na ocasião, Silva solicitou providências para a liberação das carteiras de pescadores catarinenses.“Vários pescadores solicitaram suas carteiras, alguns com protocolos antigos que não tinham validade perante a fiscalização. A Federação trabalha junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que as carteiras sejam liberadas e que o protocolo tenha validade. Cerca de 20 mil pescadores não estão com documentos oficializados. Também temos 2 mil solicitando carteiras novas.”

O pronunciamento foi feito após suspensão da sessão ordinária, por solicitação do deputado Darci de Matos. “Parece que os entes públicos trabalham contra o desenvolvimento do Brasil e da sociedade civil organizada. O governo federal tem uma unidade que não atende, não concede as carteiras, mas, por outro lado, fiscaliza os pescadores. Não dá para entender essa atitude”, disse o parlamentar.

Os deputados Cesar Valduga (PCdoB) e Mauricio Eskudlark (PR) também manifestaram apoio à Fepesc.

› FONTE: Ludmilla Gadotti - AGÊNCIA AL

Comentários