Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto busca levar técnica da renda de bilro aos mais jovens em Florianópolis

Publicado em 17/08/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: divulgação Dieve Oehme

Foto: divulgação Dieve Oehme

Mãos que dançam, laçam e entrelaçam. Mãos que são cultura, tradição, riqueza. Mãos que criam, preservam, encantam. Mãos que ensinam Mãos. Este é o nome e o objetivo do Projeto que vai levar rendeiras para ensinar renda de bilro e outros tipos de artesanato para alunos da Escola Básica Municipal Henrique Veras, na Lagoa da Conceição.

O lançamento do projeto acontece neste sábado, 19 de agosto – Dia da Família na Escola - e marca a abertura da Semana do Folclore em Florianópolis que segue até dia 26 de agosto com diversas atrações pela cidade.

O "Mãos que ensinam Mãos", realizado pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Franklin Cascaes, busca incentivar a prática da produção artesanal, transmitir os conhecimentos das manifestações culturais de Florianópolis para as novas gerações e, desta forma, contribuir para a valorização e preservação da história e das tradições locais.

Além disso, a iniciativa visa dar oportunidade para que as rendeiras e rendeiros, geralmente adultos e idosos, estejam mais próximos dos pequenos, fortalecendo o sentimento de utilidade e valorizando a contribuição destes artistas para a sociedade.

O projeto inicia com a realização de três oficinas de cultura popular: renda de bilros, fuxico e bordados. Além desta ação no sábado, poderão ser desenvolvidas oficinas todas as sextas-feiras, no contraturno escolar, àqueles que tiverem interesse em continuar aprendendo. Uma forma de preservar e garantir a continuidade da tradição e da arte de Florianópolis.

 

Serviço

O quê? Projeto Mãos que Ensinam Mãos

Quando: 19 de agosto, das 9h às 12h

Onde: E.B.M. Henrique Veras, Rua João Pachêco da Costa, 249, na Lagoa da Conceição. 

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários