Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Biblioteca de Arte e Cultura do CIC lança plataforma online

Publicado em 17/08/2017 Editoria: Cotidiano Comente!


A Biblioteca de Arte e Cultura do Centro Integrado de Cultura (CIC) ganhará uma plataforma online para curadoria de suas coleções com a colaboração do público que visita o espaço. O lançamento do site será nesta sexta-feira, 18, às 17h, quando também estará disponível para acesso pelo endereço www.artecultura.inf.br. Na ocasião, o escritor Alcides Buss participará de uma conversa sobre livros.

A plataforma é inovadora, pois as informações sobre os livros disponíveis nas estantes da biblioteca estarão representadas em forma de conteúdo, como textos e vídeos, e não apenas com a tradicional ficha catalográfica das obras, como normalmente encontramos em sistemas de automação de bibliotecas. A ideia é que as pessoas da comunidade que visitem a biblioteca também possam colaborar sugerindo novas coleções, a partir da interação junto à bibliotecária responsável.

A página é responsiva, ou seja, pode ser acessada do computador, celular ou tablet. O projeto-piloto foi desenvolvido em uma parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do espaço, e a ExtraLibris, utilizando o Sistema de Curadoria de Coleções, e adota uma metodologia que busca articular, de forma efetiva, a cultura digital com a comunidade local, para ressignificar a forma de organização e acesso aos seus artefatos culturais.

A biblioteca, localizada entre o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Espaço Lindolf Bell, no CIC, conta com cerca de 1,5 mil títulos entre livros e dicionários de Artes nas áreas de dança, cinema, música, teatro, artes plásticas e outros, que serão progressivamente catalogados no site, a partir da interação com comunidade.

A Biblioteca de Arte e Cultura do CIC atenderá ao público de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Neste primeiro momento, os livros serão apenas para consulta local, sem possibilidade de empréstimo domiciliar. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou no telefone (48) 3664-2683.

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários