Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Programa de empreendedorismo é implantado em escolas municipais de Ponte Serrada

Publicado em 16/08/2017 Editoria: Esportes Comente!


O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), destinado aos alunos do ensino fundamental foi implantado em três escolas de Ponte Serrada.  A iniciativa é resultado de uma parceria entre Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do estado e a Secretaria Municipal de Educação e atenderá mais de 640 alunos de três escolas municipais: EBM Antonio Paglia, UBM Ubaldino de Araujo Bello (Zona rural) e Escola de Tempo Integral Tancredo de Almeida Neves.  

O objetivo é disseminar conhecimentos que visam um futuro melhor, apresentando ferramentas de acordo com cada fase para que os estudantes sejam capazes de construir, empreender e inovar. A primeira etapa iniciou, na última semana, com curso de preparação dos professores conduzido pela mestre em educação e consultora credenciada ao Sebrae/SC, Odilene Ozelame. A partir de agora, será aplicado em sala de aula aos alunos do 1º ao 9º ano.

A responsável pela Secretaria Municipal de Educação, Mariza Lopes Pimentel, destacou que teve conhecimento do programa por meio de uma matéria jornalística publicada no Jornal de Passos Maia. "Quando assumi a Secretaria de Educação decidi conhecer melhor o projeto e a parceria foi concretizada. A iniciativa é importante porque todos os municípios enfrentam dificuldade e, por isso, precisamos incentivar as crianças a empreender para obter o desenvolvimento pessoal e, consequentemente, o desenvolvimento local".

Mariza realçou, ainda, que as aulas com os professores foram valiosas. "A consultora do Sebrae veio para somar muito nas práticas educativas dos professores que agora estão preparados para trabalhar o empreendedorismo em sala de aula".

Para o prefeito Alceu Alberto Wrubel, a parceria com o Sebrae/SC representa uma oportunidade de fortalecer a educação no município, pois o projeto estimula o desenvolvimento de competências como criatividade e atitudes pró-ativas. Destacou, ainda, que o objetivo é firmar novas parcerias com a entidade.

Na visão da coordenadora de educação especial da Secretaria de Educação, Cheila Vasoler de Oliveira, o programa despertará no jovem estudante do ensino fundamental o espírito empreendedor e a percepção sobre a importância das micro e pequenas empresas, além de criar uma cultura empreendedora que auxiliará na administração da vida pessoal, social e profissional. 

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, falou sobre a importância da preparação dos professores e esclareceu que o Programa de Educação Empreendedora não surgiu para ensinar a montar empresa ou dizer que é necessário ser empresário. "O mais relevante é perceber no decorrer do trabalho que as pessoas têm atitudes e comportamentos que devem ser desenvolvidos e proporcionam resultados para as pessoas, organizações, instituições e empresas. Queremos que os educadores conheçam o projeto e tenham condições de avaliar a importância do empreendedorismo e repassar aos seus educandos com a finalidade de prepará-los para a vida".

Parmeggiani salientou também sobre o papel do intraempreendedorismo para o desempenho de uma organização, de uma instituição e da sociedade. "O intraempreendedor é caracterizado como o profissional que possui capacidade diferenciada de analisar cenários, inovar e buscar novas oportunidades para a organização no qual atua".

O programa

Destinado a fomentar a criatividade, a pró-atividade e a inovação nas instituições escolares com inserção de conteúdos de empreendedorismo no ensino fundamental, o programa apresenta práticas de aprendizagem que estimulam a autonomia do estudante e o desenvolvimento de atributos e atitudes importantes para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). O programa conta com aulas teóricas e práticas e encerra com uma feira de empreendedorismo. 

› FONTE: Marcos A. Bedin

Comentários