Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Como você cuida dos cabelos antes, durante e após os exercícios físicos?

Publicado em 18/11/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Terapeuta capilar explica que o suor e o método usado para amarrar os cabelos podem prejudicar a vida dos fios.

Em busca de uma vida saudável algumas pessoas optam por mudar os hábitos alimentares e fazer exercícios físicos.

De acordo com o Ministério da saúde, mais da metade da população está acima do peso e 17% dos brasileiros sofrem com a obesidade. Algumas pessoas, principalmente as mulheres deixam de se exercitar por conta de um simples detalhe, os cabelos.

Muitas não querem transpirar por conta da chapinha, ou pelo fato de terem que lavar os cabelos após os treinos. Não se preocupe, pois não é necessário deixar de ir em busca do corpo dos sonhos para manter os seus cabelos maravilhosos, basta que você tenha alguns cuidados e faça um tratamento capilar especial para evitar que o seu cabelo fique danificado e desenvolva problemas como: caspa, ressecamento e  sem brilho.

O suor, os raios solares, o cloro, o sal e o rabo de cavalo causam estragos que não comprometem sua musculatura, mas detonam a vida dos fios. O cabelo necessita de cuidados antes, durante e após a malhação. De acordo com a terapeuta capilar Sandra de Assis Maia da clínica Alto Stima, os cabelos perdem nutrientes e sofrem maus tratos quando são amarrados, quando estão expostos ao suor e a outros fatores. “Pessoas que transpiram muito podem prejudicar os cabelos, pois, o suor toma conta do couro cabeludo, isso ocasiona o aparecimento ou agravamento da dermatite seborreica (placas no couro cabeludo que dão coceira e descamam de maneira intensa)”, explica a terapeuta.

Como cuidar dos cabelos antes das atividades físicas

Para evitar danos aos cabelos com o excesso de suor que você irá produzir, é importante proteger os fios antes mesmo da atividade física. O uso de uma quantidade de creme de pentear unida em pequenas gotinhas de óleo vegetal (de sua preferência) pode minimizar e proteger os cabelos durante os exercícios. “O óleo vegetal possui ação antioxidante para dar uma proteção duplicada aos fios fazendo com que ele combata os radicais livres e o ressecamento que o suor causa em nossos fios e couro cabeludo”, explica Sanda.

O óleo de argan e o de abacate são os mais cotados nesse quesito anti-oxidação porque o óleo de abacate possui alto teor de vitamina A e vitamina E (que possui ação antioxidante e combate os radicais livres), além de outras vitaminas como B1, B2, e o óleo de argan possui ação antioxidante com ômega 3 e 9, o que permite fixar e tratar melhor a cor de cabelos tingidos.

Por que o suor prejudica os cabelos?

Os fios quando recebem uma porcentagem maior de suor ficam opacos, sem brilho e muito oleosos, além de ficar menos resistente podendo se romper com facilidade. O nome dado a esse excesso de suor é hiper-hidrose que é causado pelo descontrole das glândulas. O suor é composto de água + sais mineiras + cloreto de sódio e quando se faz uma atividade física pesada seu corpo produz muito suor, principalmente na região do cabelo e do couro cabeludo que precisa respirar.

“Quando o suor está começando a secar o que sobrará na superfície da nossa pele, nos fios e couro cabeludo é exatamente uma camada de sal agindo sobre nosso corpo, é neste momento que o cabelo e couro cabeludo começam a sofrer ações negativas do sal sobre ele. Por isso devemos revestir os fios antes da academia permitindo que quando o sal secar sobre seus fios ele estará protegido com uma leve camada de lipídeos "Óleo Vegetal" ao qual você aplicou junto do creme de pentear,” afirma a terapeuta.

Como deve ser a lavagem e a hidratação dos cabelos após a malhação?

Primeiramente é preciso remover com uma boa lavagem todo acúmulo de sujeiras e suor que ficou no couro cabeludo. É importante lavar os cabelos todos os dias, principalmente para quem transpira em excesso. A lavagem retirará a oleosidade e o sal produzido pelo suor, é recomendado para todas as pessoas, o que não pode é prender os fios molhados. “Quando você chegar da academia o suor vai ter secado e seu cabelo e couro cabeludo estarão infestados de sal fazendo com que o fio resseque e fique frizado e para reverter esse quadro é importantíssimo a lavagem,” disse.

Quando o couro cabeludo está limpo ele respira livremente, ajudando os fios a receber os nutrientes essenciais. Em segundo é importante tratar o cabelo com uma boa hidratação, isso ajuda a voltar o brilho e fortalece os cabelos. Os condicionadores mais indicados para dar vida aos fios devem conter silicone, poliquartenium, D-pantenol e proteína. O ideal é hidratar uma vez por semana se o cabelo for quimicamente tratado e de quinze em quinze dias para cabelos saudáveis.

Dicas de penteados para a malhação

Existem vários penteados, as mulheres podem optar pelo famoso rabo de cavalo, coque ou fazer uma trança embutida, entre outros. Na hora de malhar os cabelos devem estar presos, pois se eles estiverem soltos podem atrapalhar na hora da execução dos exercícios. Além disso, quando o cabelo está solto acaba ficando mais exposto ao suor, não somente da nuca, mas também das costas e braços. É necessário prender os cabelos com elásticos forrados de tecido, nunca utilize elásticos sem este forro, eles podem quebrar seus fios.

“Além de prender de modo adequado, é recomendado também a utilização de uma faixa para prender a franja e laterais, tirando todo o contato com a pele. Não é recomendável forçar a franja e laterais com o peso total do cabelo, pois o excesso de tração pode ser prejudicial a raiz do cabelo. Muitas pessoas prendem os cabelos para um lado só da cabeça, isso prejudica os fios. Esse método é recomendado para homens também”, explica Sandra.

Podemos achar formas de exercitar o corpo, que produzam menos suor ou mesmo intercalar os dias de acordo com que precisa arrumar o cabelo. Caminhas, pilates, yôga, ginástica localizada, são alguns dos exercícios indicados. O ideal é que cada um possa achar uma forma de se exercitar sentindo-se bem e que não arruínam a vida dos cabelos.

 

› FONTE: UP Assessoria de Comunicação

Comentários