Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Conheça os três catarinenses que contribuíram para consolidação da República no Brasil

Publicado em 15/11/2013 Editoria: Geral Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O Brasil comemora 124 anos da Proclamação da República nesta sexta-feira. O feriado relembra o dia 15 de novembro de 1889, quando marechal Deodoro da Fonseca derrubava o regime imperial para estabelecer a República, na então capital do país, Rio de Janeiro.

Em Santa Catarina, o farmacêutico Raulino Horn, o militar Lauro Müller e o engenheiro Hercílio Luz foram os principais responsáveis por consolidar o regime político brasileiro que substituiu a monarquia.

O Partido Republicano Catarinense foi criado em 1887, por iniciativa do lageano Raulino Júlio Adolfo Horn. Descendente de alemães, o republicano fez graduação em Farmácia na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, seguindo a profissão do pai.

Ajudou a fundar o clube abolicionista de Desterro e trabalhou como jornalista. Chegou a fundar jornais para disseminar ideais do PRC, que se alinhavam com o Partido Republicano Paulista, o primeiro a defender a instalação do atual regime no país.

Raulino Horn era o principal nome republicano catarinense antes da Proclamação da República. Na época, os dois principais partidos políticos eram o Partido Conservador (PC) e o Partido Liberal (PL).

Com o novo regime político, muitos integrantes do PC se integraram ao Partido Republicano e assumiram cargos no país. Ao assumir como primeiro presidente do Brasil, o marechal Deodoro da Fonseca nomeou o militar Lauro Müller, do PC, como governador de Santa Catarina e Raulino como vice.

Lauro Severiano Müller nasceu em Itajaí, em uma família de alemães que trabalhavam na lavoura. Ingressou na carreira militar em 1882, na Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, onde conheceu outros nomes importantes da República, como Benjamin Constant. Formou-se engenheiro e foi promovido a tenente engenheiro militar no mesmo ano em que assumiu como primeiro governador de SC.

Assim, passou a defender as ideias republicanas, mas seu mandato foi interrompido pela Revolução Federalista.

Após a Proclamação da República, as principais lideranças políticas do Partido Conservador (PC) entraram para o Partido Republicano. ”Isso desagradou os integrantes do Partido Liberalista e essa disputa pelo comando do Partido Republicano foi o que levou à Revolução Federalista”, explica o professor de História de Santa Catarina da Udesc, Reinaldo Lindolfo Lohn.

A Revolução Federalista ocorreu entre 1893 a 1895 e envolveu os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No auge do conflito contra a Revolução, um dos maiores defensores da República junto a Lauro Müller foi o engenheiro Hercílio Luz. Também membro do Partido Conservador, Hercílio nasceu em Desterro no seio de famílias diretoras de terras e de colonização no Estado.

Após a Revolução Federalista, Hercílio Luz se elege governador do Estado. Floriano Peixoto se torna presidente da República e o nome da capital catarinense muda de Nossa Senhora do Desterro para Florianópolis. Após esses eventos, a República se estabiliza na região.

Esses foram os três principais personagens que contribuíram para a consolidação da república no Estado. Raulino Horn morreu aos 78 anos, em 1927; Lauro Müller aos 62, em 1926; e Hercílio Luz aos 64, em 1924.

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários