Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fundação do Meio Ambiente faz ação de controle dos borrachudos em São José

Publicado em 15/11/2013 Editoria: São José Comente!


Um inseticida biológico foi aplicado em 63 pontos do município

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de São José iniciou uma ação para o controle do mosquito borrachudo no município. Durante dois dias, a equipe do Horto Municipal percorreu 63 pontos em São José para a aplicação do Inseticida Biológico BTI.

O trabalho foi iniciado na terça-feira (12), quando foram percorridos cerca de oito quilômetros da divida de São Pedro de Alcântara até a ponte do Sertão de Imaruim. Nesta etapa, o BTI foi aplicado em 35 pontos, em rios e corredeiras. A ação continuou nesta quarta-feira, quando foi percorrido o trecho da localidade Pagará até a Colônia Santana, totalizando mais 28 pontos.

O BTI é um inseticida biológico que deve ser aplicado na água corrente, como rios e corredeiras. A base do produto é uma bactéria (Bacillus thuringiensis israelensi), que mata a larva do inseto, sem fazer mal à saúde das pessoas, de peixes e outros animais.

O coordenador do Horto Municipal, Reinaldo Pereira, explica que uma nova aplicação deve ser feita em 15 dias e que o processo será repetido a cada quinzena no período de dois meses. O tempo de aplicação tem como base o ciclo de vida da larva do borrachudo, que dura cerca de um mês.

 

Borrachudo é a designação comum a diversas espécies de mosquitos, cujas fêmeas se alimentam de sangue. A picada do borrachudo causa intensa irritação, edemas e até bolhas. As fêmeas costumam atacar durante o dia, principalmente os membros inferiores, abdômen e cabeça. São insetos que gostam de umidade, vivendo em matas, com água corrente ou locais que empoçam água da chuva. São especialmente ativas ao amanhecer e ao entardecer. 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários