Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Concluído laudo de incêndio em Tubarão

Publicado em 01/08/2017 Editoria: Esportes Comente!


Foto: Bombeiros de Tubarão

Foto: Bombeiros de Tubarão

O Corpo de Bombeiros Militar concluiu o laudo pericial de um incêndio de grandes proporções que atingiu um apartamento do sétimo andar, do Residencial Boulevard, localizado no Centro de Tubarão, no último dia 21 de junho. O laudo final aponta que a causa do incêndio decorreu de ação humana acidental.

O trabalho da equipe de peritos foi minucioso e feito com base nos materiais recolhidos do local queimado, levando em consideração tanto as marcas deixadas pelo fogo, como os artigos queimados e a reconstituição do sinistro mediante depoimentos de testemunhas.

O incêndio teria começado logo após o proprietário do imóvel deixar cair um charuto entre o colchão e a cabeceira da cama do quarto de casal, que fica na parte da frente do prédio. Após a eclosão das chamas, o morador ainda teria tentado apagar o fogo que iniciou sob o colchão. Entretanto, o fogo se propagou rapidamente pelo apartamento. Ele teve queimaduras nos membros superiores, mas saiu com vida do prédio para pedir ajuda.

Importante destacar que, apesar da intensidade das chamas e da destruição total do apartamento, o incêndio não deixou vítimas e foi controlado pelos bombeiros com auxílio dos Sistema Preventivos Contra Incêndio, disponíveis na edificação. Os sistemas que foram acionados pelos bombeiros durante o combate às chamas, responderam dentro do esperado.

"Foi o que possibilitou o resgate das pessoas que estavam na edificação e o rápido acesso às áreas de fogo pelos bombeiros", explicou à época do evento o Tenente Coronel BM Marcos Aurélio Barcelos, comandante do 8° Batalhão de Bombeiros Militar, que atuou na ocorrência.

Durante o incêndio, cinco pessoas foram resgatadas, três delas foram encaminhadas aos hospitais da região por terem inalado grande quantidade de fumaça.

Esta ocorrência registrada em Tubarão mostra a importância das atividades técnicas e preventivas realizadas pelos bombeiros. Este é um exemplo do ciclo completo feito pela corporação, explica o Tenente Coronel Vanderlei Vanderlino Vidal, diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar.

"Primeiro aprovamos o projeto preventivo da edificação, depois, as vistorias validam se a obra foi feita levando em consideração os sistemas preventivos previstos no projeto. E, por fim, se uma emergência acontecer e os sistemas forem requisitados, estes devem estar em pleno funcionamento."

Comparação com o incêndio em prédio de Londres

Uma semana antes deste incêndio em Santa Catarina, aconteceu caso semelhante em prédio de um bairro residencial de Londres, na Inglaterra, em que o fogo também se alastrou rapidamente pela edificação e acabou provocando a morte de mais de 70 pessoas.

"Se compararmos as duas situações, podemos perceber como os sistemas preventivos atualizados e em funcionamento, podem realmente ser decisivos para salvar vidas em situações de emergência", conclui o Tenente Coronel Vanderlino.

› FONTE: Krislei Oechsler- Jornalista - CCS-CBMSC

Comentários