Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Novo radar meteorológico chega em Santa Catarina

Publicado em 26/07/2017 Editoria: Meio Ambiente Comente!


Radar meteorológico é montado em Florianópolis / Foto: Cleiton Ferrasso SDC.jpeg

Radar meteorológico é montado em Florianópolis / Foto: Cleiton Ferrasso SDC.jpeg

O radar meteorológico móvel, que terá como sede a cidade de Araranguá, chegou em Florianópolis para ser montado. Em um galpão, técnicos brasileiros e da empresa Enterprise Electronics Corporation (E.E.C) trabalham no equipamento. São quatro toneladas de peças do radar responsável pela cobertura do Sul de Santa Catarina. O equipamento foi entregue nessa terça-feira (25).

O gerente de Monitoramento e Alerta da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Frederico Rudorff, disse que até o fim de semana o radar estará montado. "Após finalizada esta etapa, faremos o treinamento ", comenta.

O radar móvel ficará no Morro dos Conventos. Ele será transportado para o local após construída a infraestrutura. Serão 52 municípios cobertos pelo equipamento meteorológico.

Contendo o modelo Banda X, o radar foi fabricado pela empresa norte amricana E.E.C O investimento do governo do Estado, através da secretaria de Estado da Defesa Civil, é de R$ 3.401.222,00. Os recursos são do Pacto por SC, financiados pelo Banco do Brasil.

Radares Banda X operam com comprimentos de onda entre 2,5 - 4 cm e frequência entre 8-12 GHz. Por ter comprimento de onda menor, os radares Banda X são mais sensíveis e podem detectar partículas menores.

Estes radares são frequentemente utilizados para pesquisa e apresentam melhor desempenho para detectar precipitação leve e neve. Por serem menores e mais leves, podem ser fabricados como unidades transportáveis, como é o caso deste radar que está sendo adquirido. O alcance do radar Banda X é entre 100 e 150 quilômetros.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br) com informações da assessoria de comunicação do Governo de SC

Comentários