Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Hoje é o Dia Nacional do Escritor

Publicado em 25/07/2017 Editoria: Curiosidades Comente!


Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina

Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina

Talvez você seja um leitor voraz que comemora o dia de hoje lembrando de autores que marcaram sua vida. Talvez não. No entanto, provavelmente você reconhece a força das palavras, principalmente quando se alinham para contar uma história.

Hoje, dia 25 julho é comemorado o Dia Nacional do Escritor. A data foi criada em 1960 após a realização do I Festival do Escritor Brasileiro. A inciativa foi do presidente da União Brasileira de Escritores, João Peregrino Júnior, e do seu vice-presidente, Jorge Amado, autor da famosa obra, Gabriela Cravo e Canela.

A lista daqueles que marcaram e que continuam a marcar seu tempo por meio de frases, contos e outras narrativas, sejam brasileiros ou não, é longa. 

Machado de Assis e seu inevitável realismo ácido, o romance ideal de José de Alencar, a louca lucidez de Clarice Lispector, o realismo literalmente e literariamente fantástico de Gabriel García Márquez ou mais recentemente, a magia interminável de J.K. Rowling são apenas alguns exemplos. A parte mais legal da história é que as aventuras e aprendizados vividos em cada página, não serão esquecidos e nem precisam.

Memória preservada

Uma opção para comemorar o dia de hoje é uma visita à Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina (BPSC), localizada no Centro de Florianópolis. Ela abre das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados o atendimento ao público é feito das 8h às 11h45min.

Para as pessoas que na falta do livro físico gostariam de ter acesso às obras sem sair de casa, a Biblioteca Nacional Digital e o Portal Domínio Público disponibilizam vários livros, documentos, periódicos e imagens de forma livre e gratuita.

“Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira.”

Carlos Drummond de Andrade

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários