Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Aumento de diabetes atinge todas as nações

Publicado em 14/11/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Uma em dez populações do mundo terá diabetes em 2035, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF). A mais recente edição do Atlas do Diabetes da IDF, publicada hoje no Dia Mundial do Diabetes, estima que o número de pessoas que vivem com diabetes aumentará de 382 milhões para 592 milhões até 2035, muitas dessas pessoas em países de renda baixa e média e, a maioria, com menos de 60 anos. Este aumento será o painel de fundo do Congresso Mundial de Diabetes (WDC2013) em Melbourne, Austrália em dezembro.

Algumas nações das Ilhas do Pacífico estão tendo um surto alarmante na prevalência do diabetes. Um em cada três adultos já é portador do diabetes na Ilha de Tokelau, e isso é um microcosmo do diabetes em nações mais populosas nas próximas décadas. A África Sub-Saara dobrará o número de pessoas com diabetes até 2035, o maior aumento de qualquer região do mundo.

Estimativas anteriores do Atlas do Diabetes da IDF de 2012 eram de que 371 milhões de pessoas tinham diabetes e 4,8 milhões morreram por diabetes. Os novos números mostram que esta tendência de aumento continua. Até o final de 2013, 5,1 milhões de pessoas morrerão de complicações causadas pelo diabetes. Com 175 milhões de casos não diagnosticados, muitas pessoas estão avançando na direção de complicações desconhecidas.

A China com 98 milhões, a Índia com 65 milhões e os EUA com 24 milhões são as nações com os maiores números de pessoas com diabetes. Na região Oeste do Pacífico, que inclui a Austrália, China e Japão, são 138 milhões de pessoas que vivem com diabetes, o mais alto número do mundo.

"O diabetes está aumentando. Temos a ideia errada de que o diabetes só atinge quem é rico, e isso prejudica o levantamento de fundos tão desesperadamente necessários para combater a pandemia", disse Sir Michael Hirst, Presidente da IDF ao falar no Fórum de Liderança Internacional de Diabetes em Istambul, Turquia. "No Dia Mundial do Diabetes temos que continuar a disseminar a importância de uma dieta saudável e da atividade física. É vital a criação de ambientes que estabeleçam a base para uma vida saudável".

Outros resultados da 6a. edição do Atlas do Diabetes:

 

--  548 bilhões de USD gastos com diabetes em 2013

--  A América do Norte gasta mais com o cuidado do

    diabetes

--  Sudeste da Ásia - quase metade das pessoas com

    diabetes não são diagnosticadas

--  O Oeste do Pacífico tem o maior número de pessoas

    com diabetes do mundo

--  Na África, 3/4 das mortes por diabetes são de

    pessoas com menos de 60 anos de idade

--  No Oriente Médio e Norte da África, uma em

    10 pessoas tem diabetes

--  A América do Sul e Central terão um aumento de

    60% no número de pessoas com diabetes em uma geração

 

A divulgação desses números confirma a urgência do compromisso da IDF de ver o diabetes e outras Doenças Não Comunicáveis (DNCs) incluídas na meta ultra-ampliada na base de trabalho de desenvolvimento após 2015. Isso irá garantir uma abordagem total da sociedade quanto à prevenção, tratamento, cuidado e suporte do diabete e DNCs.

Esperamos que campanhas como a do Dia Mundial do Diabetes de hoje continuem a elevar a voz das pessoas com diabetes e incentivar que todos os interessados passem da fase de defesa à ação em todo o mundo.

 

› FONTE: Federação Internacional de Diabetes

Comentários