Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Alunos de Moda da Udesc apresentam coleções em desfile nesta quinta-feira

Publicado em 14/11/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Guilherme Dimatos

Foto: Guilherme Dimatos

Nesta quinta-feira, 14, os novos profissionais da moda catarinense apresentam suas coleções no OCTA Fashion 2013 – Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas – desfile com as coleções de formatura dos alunos do curso de Design de Moda do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento ocorre na Associação Catarinense de Medicina (ACM), em Florianópolis, às 19h

Em sua terceira edição com essa nova roupagem, o OCTA se destaca no calendário da moda ganhando cada vez mais a atenção do setor e de empresários. Neste ano, os alunos se inspiraram no tema “Brasis” e estudaram a identidade brasileira e suas diversas vertentes. Ao todo, serão 41 alunos que apresentarão suas coleções de formatura, cada uma composta por três looks.

Profissionais da empresa La Moda acompanharão os formandos no dia 14, participando dos bastidores e assistindo ao desfile. Na segunda-feira após o evento, 18 de novembro, realizarão uma reunião feedback com os alunos no Centro de Artes.
Durante o desfile será lançada e distribuída a revista OCTAmag, publicação que apresenta as coleções dos alunos e os seis editoriais produzidos. Professores e alunos, já formados no curso de Design de Moda da Udesc, foram convidados para escrever sobre economia, jornalismo de moda e produção de moda.

Ingressos
Ingressos gratuitos para o OCTA Fashion 2013 podem ser retirados no Departamento de Moda da Udesc, localizado no campus do Itacorubi, das 13h às 19h. No dia do evento, serão recolhidos na entrada do desfile brinquedos novos ou em bom estado, que serão doados para instituições de Florianópolis.

O OCTA Fashion 2013 também será transmitido ao vivo pelo site www.octafashion.com

Preparação
Com uma preparação que se inicia dez meses antes do evento, o OCTA Fashion vai muito além do desfile que tradicionalmente ocorre no mês de novembro. Durante o ano, são promovidas palestras com profissionais renomados no mundo da moda: Nana Machado, Vanessa Neto e Teresa Cristina Rebello estiveram neste ano no Centro de Artes (Ceart) debatendo temas como o papel das cores no processo criativo, maquiagem para passarela e editorial, e tendências de consumo na criação e comunicação de moda.

Para que cada aluno chegasse individualmente no seu conceito de coleção, foram necessárias aulas explicativas, mapas mentais, painéis imagéticos, entre outras atividades: foram estudadas as tendências para o ano de 2014, tanto de tecidos, formas e cores, além de realizada uma análise do público alvo para qual cada coleção é destinada.

Durante a sétima fase são realizados mais de 100 esboços, para depois, selecionar os 25 que fazem parte da coleção de formatura. Após selecionados os 25 looks pertencentes à coleção, escolhem-se os três que serão confeccionados e apresentados durante o OCTA Fashion.

Já na última fase do curso os alunos são encarregados de confeccionar suas coleções e também de planejar e executar tudo que envolve o evento. Os próprios formandos e demais alunos do curso de Moda trabalham na organização do OCTA Fashion, aprendendo na prática todas as etapas de concepção e produção de um evento de moda de grande porte. Ao todo, são mais de 80 alunos envolvidos, coordenados pela professora Balbinete Silveira.

Realizado pelo Departamento de Moda e pelos alunos da 8ª fase do curso de Design de Moda do Centro de Artes da Udesc, o OCTA Fashion 2013 conta com patrocínio da Audaces, Ciclo Comésticos e Renaux View; e apoio da Absurda, Carreira Fashion, La Moda, Uatt? e Wide Studio.

Serviço

O QUÊ: OCTA Fashion 2013

QUANDO: 14 de novembro, às 19h

LOCAL: Associação Catarinense de Medicina (ACM) - Rodovia SC 401, 3854 - Saco Grande, Florianópolis

INGRESSOS: Retirada gratuita de ingressos no Departamento de Moda da Udesc a partir de 11 de novembro, das 13h às 19h, e doação de um brinquedo novo ou em bom estado na entrada do evento

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários