Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cresce o volume de vendas no comércio varejista em Santa Catarina

Publicado em 14/11/2013 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O resultado da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) deste mês, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em Santa Catarina, o volume de vendas cresceu 2% e a receita nominal 8,46%, ambos em setembro na comparação com agosto.

No acumulado de 12 meses o volume de vendas cresceu 3,3% e a receita nominal 11,5%.

Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sana Catarina (Fecomércio SC), o comércio no Estado cresce impulsionado pelo crescimento deste setor no terceiro trimestre de 2013, cuja expansão foi 1,7% na comparação com o primeiro semestre de 2013. Além disso, a retomada do poder de compra propiciado pela queda da inflação e a diminuição da inadimplência permitiram uma expansão do consumo.

Por outro lado, o menor saldo de contratação de novos trabalhadores, em função dos elevados custos do trabalho, e o alto endividamento familiar associado a altas taxas de juros fazem com as vendas percam fôlego. Com base nestes sinais contraditórios, as vendas tendem a crescer no final de ano, ainda que de maneira menos intensa do que em anos anteriores.

 

 

› FONTE: Fecomércio SC

Comentários