Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Lançado Programa Cidade Empreendedora em Anchieta

Publicado em 17/07/2017 Editoria: Esportes Comente!


vento marcou formalização da parceria entre Prefeitura e Sebrae

vento marcou formalização da parceria entre Prefeitura e Sebrae

A cidade de Anchieta, no extremo oeste catarinense, lançou no último fim de semana o Programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC). A iniciativa tem por objetivo fomentar o desenvolvimento econômico com talentos e capitais locais por meio da implementação de soluções em vários segmentos.

O evento contou com a presença do prefeito Ivan Canci, do diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Angelo Ortigara, do coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, da consultora credenciada ao Sebrae/SC, Sisse Abdalla, entre outras lideranças locais, empresários e comunidade.  

Trennepohl destacou que o conjunto de soluções auxiliará no desenvolvimento do ambiente de negócios com metodologia formatada para atender os municípios de acordo com a realidade local. "As ações iniciam com diagnóstico, alinhamento interno com a equipe da prefeitura, divulgação do programa para a comunidade e seguem com a equipe de consultores especialistas implementando as soluções".

Segundo ele, o conjunto de soluções previstas no pacote do programa Cidade Empreendedora oportunizará melhorar o ambiente de negócios e implantar um plano de desenvolvimento com a participação de todos os agentes econômicos locais – empresários, produtores rurais, microempresas – além de sindicatos, associações e entidades empresariais. 

O prefeito Ivan Canci enfatizou que o objetivo é promover o desenvolvimento do município com a criação de políticas que ofereçam condições adequadas para quem quer empreender. "Queremos, com visão estratégica, despertar na sociedade novos empreendedores para investir e aumentar sua capacidade de trabalho".

Anchieta conta atualmente com quase 6 mil habitantes e 611 empresas de todos os ramos registradas. A maioria é formada por pequenos negócios e, além da agropecuária, responsável pela ocupação de 70% da população economicamente ativa, os outros 30% são dos segmentos de comércio, serviços e indústria. Ao todo, 600 profissionais trabalham em empreendimentos da área do comércio e indústria. "Nosso foco é organizar o município e fortalecer a geração de emprego e renda. Também estamos desenvolvendo ações para explorar uma nova atividade: o turismo rural. Temos buscado apoio do Sebrae, que é um parceiro estratégico, para esse conjunto de ações", completou o prefeito.

Para Ortigara, o projeto potencializará o ambiente de negócios nos mais variados segmentos, o que fomentará a economia local, regional e estadual. Segundo ele, até o momento 31 municípios catarinenses aderiram ao programa e tudo indica que a iniciativa será difundida pelo Sebrae nacional em outros Estados.

No extremo oeste quatro municípios aderiram ao projeto. Além de Anchieta, Maravilha e São José do Cedro lançaram o Cidade Empreendedora neste mês. O município de Descanso fará o lançamento nesta quarta-feira (19), às 19 horas, na Câmara de Vereadores (Rua José Bonifácio, 445, Centro).

Também aderiram ao programa os seguintes municípios: Abdon Batista, Bombinhas, Balneário Camboriú, Botuverá, Campos Novos, Dr. Pedrinho, Concórdia, Guabiruba, Florianópolis, São João Batista, Tijucas, Tubarão, Rio do Sul, Indaial, Timbó, Pomerode, Rodeio, Urubici, Itapoá, Itapema, Luiz Alves, São Joaquim, Lages, São Bento do Sul, Itaiópolis e Três Barras. Os investimentos no Estado serão de aproximadamente R$ 10 milhões somando as contrapartidas municipais e a parte do Sebrae/SC. 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br) e Marcos A. Bedin

Comentários