Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Comcap retoma coleta seletiva em Florianópolis

Publicado em 17/07/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


Com o término da greve dos funcionários da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) após acordo assinado com a prefeitura, o fim de semana foi de muito trabalho para retirar o lixo acumulado nas ruas da capital.

A prefeitura de Florianópolis por meio da Comcap informa que, entre o meio da manhã de sábado e a madrugada desta segunda-feira, foram recolhidos 1 milhão 230 mil quilos de resíduos. Nesse ritmo, a estimativa é que até quarta-feira esteja tudo normalizado.

No sábado, quando foram recolhidas as primeiras 637 toneladas, a equipe composta por motoristas, garis, auxiliares operacionais e mecânicos chegou a operar com 400 trabalhadores e 30 caminhões coletores ao mesmo tempo.

Na noite de domingo, essa marca foi dobrada, chegando a 1,2 mil toneladas. A quantidade recolhida é equivalente à carga de mais de 200 caminhões compactadores.

Por enquanto, está sendo feita a coleta convencional de lixo.  A coleta seletiva de materiais recicláveis será retomada na quarta-feira.

A coleta de resíduos volumosos (lixo pesado) foi retomada nesta segunda-feira (17) no Saco dos Limões e Costeira.

Futuro

O acordo assinado entre prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) ocorreu na sexta-feira. Com isso, os trabalhadores realizaram uma assembleia no sábado (15) pela manhã, quando ficou decidido oficialmente o encerramento da greve.

Entre as cláusulas do acordo está o compromisso de que não haverá punições ou demissões em razão da greve e que a Comcap deverá aceitar os atestados médicos ou pedidos de licença de trabalhadores que podem ter sofrido ferimentos durante os protestos.  

Não haverá ainda, subcontratação ou qualquer forma de terceirização dos serviços prestados pela Comcap, o que já havia sido afirmado pela prefeitura. Outro ponto é a compra de 10 caminhões compactadores para a coleta de resíduos sólidos, que era uma das reivindicações do Sintrasem.

A prefeitura anunciou uma série de ações para a Comcap com a mudança do modelo de gestão de empresa de economia mista para uma autarquia. A direção e os técnicos acreditam na recuperação da Comcap que acumula dívidas superiores a R$ 200 milhões. Com as novas iniciativas, a previsão é de que o custo operacional possa ser reduzido em até R$ 1 millhão ao mês.

Confira abaixo no quadro as ações planejadas.  

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários