Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis discute protagonismo da mulher no mercado de Tecnologia

Publicado em 14/07/2017 Editoria: Geral Comente!


Empresárias e líderes de diversos segmentos estarão reunidas na próxima segunda-feira (17) no NexusLab, em Florianópolis, para discutir o posicionamento das mulheres no mercado de tecnologia.

Apesar de os negócios neste ramo da economia apresentarem crescimento mesmo em períodos de crise, um levantamento da Harvard Business School aponta que os aportes financeiros feitos em startups lideradas por mulheres correspondem a apenas 10% de tudo o que é investido em novos negócios.

Em Santa Catarina, a quantidade de mulheres que empreendem também é baixa. O último ACATE Tech Report, que reúne dados do setor de tecnologia no Estado, mostra que apenas 25,5% dos negócios foram criados por mulheres — o Oeste catarinense é a região com menos mulheres empreendedoras na tecnologia (22,7%) e o Vale do Itajaí a região mais "feminina" (28,4%).

Este cenário será debatido pelas empresárias Gabriela Werner, cofundadora e CEO do Impact Hub Floripa; Carolina Linhares, diretora da Neo Labor e presidente do Instituto Brasileiro de Carreira; Cristina Bittencourt, sócia-diretora da Agriness; Walérya Carriço, coach de CEOs; Karyna Pereira, diretora de relacionamento da Estrutura de Comunicação, além da diretora administrativa e financeira da Teltec Solutions Raquel Rafael. A empresa de Florianópolis é especializada no desenvolvimento de soluções baseadas na computação em nuvem e organiza o evento.

À convite da Teltec, a multinacional de tecnologia IBM fará a mediação do debate com a líder de relacionamento com startups Caroline Dalmolin. A empresa nomeou na última semana a primeira mulher para comandar as operações na América Latina.

Ana Paula Assis é a nova gerente geral para o continente, e será responsável pela estratégia de negócios da companhia, desenvolvimento de talentos, aceleração da transformação digital e adoção de inteligência artificial e de novos modelos cognitivos na região.

A coordenação da Teltec já é formada majoritariamente por mulheres. Dos nove cargos de liderança, seis são ocupados por elas. O CEO da empresa, Diego Brites Ramos, acredita porém que os desafios para essas profissionais são maiores, desde o momento em que desejam seguir carreira em alguns segmentos da economia como a indústria e a tecnologia, por exemplo.

"Queremos ajudar a mudar essa cultura, alinhá-la à equivalência de oportunidades entre homens e mulheres e despertar o interesse das jovens para que elas trabalhem e conquistem níveis cada vez maiores dentro das organizações", diz. Para ele, dificultar ou impedir que as mulheres cheguem às áreas de pesquisa ou do corpo estratégico compromete a inovação.


Serviço

O quê? Empoderamento feminino nas empresas de tecnologia

Data: 17 de julho, segunda-feira

Local: Link Lab/NexusLab, Centro de Inovação ACATE (Rodovia SC-401, Km 4)

Horário: 8h30

 

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br) e Felipe Reis

Comentários