Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Creche e Centro Esportivo Comunitário são inaugurados na cidade de Penha

Publicado em 14/07/2017 Editoria: Esportes Comente!


O prefeito deu o primeiro chute no novo campo de futebol e descerrou as placas da creche e do centro esportivo.

O prefeito deu o primeiro chute no novo campo de futebol e descerrou as placas da creche e do centro esportivo.

Finalmente está em funcionamento o Centro de Educação Infantil Orlândina Bento Mendes, mais conhecido como a nova creche do bairro Gravatá. A solenidade de inauguração ocorreu na última quarta-feira (12). No mesmo dia, o Centro Esportivo e Recreativo Malvino Manoel Flor Filho também foi aberto oficialmente.

O evento reuniu dezenas de moradores, principalmente pais das crianças que serão atendidas pela nova unidade escolar, autoridades locais. Estavam presentes o prefeito Aquiles Costa, a secretaria de educação Suselli Batista, a primeira-dama Luana Rocha da Costa, a presidente da câmara de vereadores Maria Juraci Alexandrino, além de outros parlamentares, secretários e funcionários públicos municipais. 

Crianças cantaram o Hino de Amor à Penha e outras músicas infantis. Homenagens foram feitas às personalidades que dão nome às obras. A professora Orlândina, fundadora do Centro de Educação Infantil Nossa Senhora da Penha, o primeiro jardim de infância do município, e o popular Vino, jogador de futebol do Gravatá, que sempre incentivou o esporte local.

As obras

O novo centro de educação infantil tem capacidade para receber até 200 crianças, com nove salas de aula, sendo quatro delas destinadas ao berçário e duas ao maternal. A nova creche vai possibilitar que as crianças do Gravatá possam ser atendidas mais próximas de suas casas.

Os primeiros alunos são de outra unidade, do mesmo bairro, o centro de educação infantil Nossa Senhora da Penha, que foi fechado para reformas.

Já o Centro Esportivo e Recreativo Malvino Manoel Flor Filho, possui campo de futebol society, salão social, cozinha e sanitários. A Secretaria de Educação de Penha também irá utilizar o espaço nos dias de semana para o projeto Contra-Turno, com aulas das escolinhas desportivas em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FME).

À noite e nos fins de semana, o espaço será cedido à comunidade, onde será possível fazer reuniões, eventos e festas familiares.

 

 Quem foi Orlandina Bento Mendes?

Dona Orlândina Bento Mendes, nascida em 30 de abril de 1.934, em Escalvado distrito de Penha, foi casada com Aristides Pinto Mendes e faleceu no dia 12 de junho de 2.008, com 83 anos de idade, deixando sete filhos, onze netos, 21 bisnetos e uma tataraneta.

Iniciou sua carreira no município de Penha, em 1962, atuando como professora no  salão paroquial da Capela São Miguel, no Gravatá, o que viria a se tornar o jardim de infância Nossa Senhora da Penha. Dedicou-se à igreja, tocava teclado e cantava no grupo Dom de Deus, participando ativamente da comunidade.

Sempre caridosa e amorosa, procurava ajudar a todos da melhor forma possível, foi uma mulher fiel à missão de educadora e enfrentou diversas dificuldades por isso. Também foi professora na rede estadual, dando aulas na escola Antônio Rocha de Andrade.

Após 25 anos lecionando, aposentou-se em 1987. Hoje, a neta e bisneta seguem seus passos e também são professoras. 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários